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dc.contributor.advisorEvangelista, Mário Luiz Santos
dc.creatorCeolin, Eriton Steindorff
dc.date.accessioned2018-02-14T16:38:42Z
dc.date.available2018-02-14T16:38:42Z
dc.date.issued2017-11-29
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12420
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe competitiveness of the tertiary sector is voracious and dynamic, companies that fail to stay up to date lose market space, this makes entrepreneurs to be always looking for ways to modernize their business. In this sense, the present work aims to identify and quantify the cost metrics that can be used for managerial decision making and, later, to generate suggestions that use them to raise the profitability and lucrativeness of the company, through a field study and using the time-driven activity-based costing method (TDABC) to do so. As results at the end of the project, it was obtained financial-economic indicators and a costing tool model that can be implemented in the organization's ERP and used in decision making to improve the financial performance of the business.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCusteio baseado em atividade com base no tempopor
dc.subjectManutenção automotivapor
dc.subjectTomada de decisão gerencialpor
dc.subjectTime-driven activity-based costingeng
dc.subjectAutomotive maintenanceeng
dc.subjectManagerial decision makingeng
dc.titleTime-driven activity-based costing: estudo de campo em uma prestadora de serviços de manutenção automotivapor
dc.title.alternativeTime-driven activity-based costing: field study in an automotive maintenance service providereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoA competitividade do setor terciário é dinâmica, empresas que falham em manter-se atualizadas perdem espaço no mercado, isso faz com que empreendedores estejam sempre em busca de formas de modernizar seu negócio. Nesse sentido, o presente trabalho busca identificar e quantificar as métricas de custos que podem ser utilizadas para tomada de decisão gerencial e, posteriormente, gerar sugestões que utilize-as visando elevar a rentabilidade e lucratividade de uma empresa prestadora de serviços de manutenção automotiva, através de um estudo de campo e fazendo uso do método de custeio baseado em atividade com base no tempo (TDABC) para tal. Como resultados ao final do projeto, obteu-se indicadores financeiro-econômicos e um modelo de ferramenta de custeio que podem ser implementados o ERP da organização e utilizados na tomada de decisão para melhorar o desempenho financeiro do negócio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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