A organização dos espaços na educação infantil uma proposta de garantia do protagonismo docente e das crianças
Resumen
Nesta monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil apresento o caminho percorrido e os desafios vivenciados como supervisora, buscando compreender as necessidades do grupo de crianças, docente e comunidade, a partir de uma proposta de organização dos espaços em uma escola municipal de Educação Infantil, Santa Maria/RS, que considera o ambiente como meio educativo. Com abordagem qualitativa, essa pesquisa-ação surgiu das demandas coletivas pautadas na necessidade de organização e modificações nos espaços da escola, exigindo assim a elaboração de uma proposta que foi abraçada pelo grupo e gerou transformações significativas a partir das reuniões de formação, estudos e ações desenvolvidas. O objetivo desse trabalho é refletir sobre os processos vivenciados com o grupo de docentes e gestoras sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. Os meus registros, atas de reuniões, fotografias e momentos de estudo foram as referencias que possibilitaram a elaboração das reflexões que são aqui apresentadas e consideradas válidas de serem compartilhadas, e que constituem meu diário (ZABALZA, 2004). Assim, esse processo compartilhado resultou das intenções planejadas dos adultos (docentes, gestoras, funcionárias e famílias), os quais buscaram organizar e colocar à disposição das crianças oportunidades e possibilidades que orientaram as experiências e incentivaram as interpretações originais, novas, algumas vezes até diferentes daquelas que o espaço se propunha realizar no primeiro momento.
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