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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorFonseca, Karla Madrid
dc.date.accessioned2018-02-15T13:36:07Z
dc.date.available2018-02-15T13:36:07Z
dc.date.issued2016-09-09
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12439
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work aims at presenting an analysis of a pedagogical action performed in a Children’s Education Unit from Santa Maria/RS during 2016. The topic of the work focuses on an analysis of the continued formation of the pedagogical work organization, considering the multi-ages classes. Concerning methodology, Bolzan (2002) has been used as basic support, because a qualitative research with sociocultural stamp was considered. As methodological strategy, the only case study in André (2008), Bogdan; Biklen (1994) and Yin (2005). As research instruments, the realization of semi-structured and individual interviews with two teachers have been preferred. A Pedagogical project analysis of the school has also been carried out, in the light of the theory and applicable laws about Children’s Education. From the analysis of the teachers’ narratives, two categories were pointed out that supported the theoretical intertwining and became clear in the narratives. These categories were defined as continued formation in a way of having space for study and organizing the pedagogical work. It is stood out that these categories have the organization of multi-ages classes as guiding principle. Thus, in the teachers’ speaking it is evinced how important is the continued formation space for study and dialogue about the practices that are performed. The formations have been also highlighted as primary issues for the beginning of the work with children and for (re)thinking the organization of the pedagogical work. This one, in turn, comprises different elements, such as the way of planning the organization, flexible planning which enables the prominence of children, among others. The realization of this work allowed to glimpse an important space in the teachers’ formation, since the continued formation is a primary matter when regarded to quality in Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectTurmas multi-idadespor
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopor
dc.subjectChildren’s educationeng
dc.subjectContinued formationeng
dc.subjectMulti-ages classeseng
dc.subjectOrganization of the pedagogical workeng
dc.titleFormação continuada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e a organização do trabalho pedagógico em turmas multi-idades o que dizem as professoras?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste trabalho visa à apresentação de uma análise de uma ação pedagógica realizada em uma Unidade de Educação Infantil do município de Santa Maria/RS, durante o ano de 2016. A temática do trabalho gira em torno da análise da repercussão da formação continuada na organização do trabalho pedagógico considerando as turmas multi-idades. Como metodologia, apoiamo-nos em Bolzan (2002), pois optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho sociocultural. Como estratégia metodológica o estudo de caso único em André (2008), Bogdan; Biklen (1994) e Yin (2005). Como instrumentos de pesquisa, preferiu-se a realização de entrevistas semiestruturadas, individuais, realizadas com duas professoras referência. Realizou-se também a análise documental do Projeto Pedagógico da escola à luz da teoria e das leis vigentes sobre a Educação Infantil. A partir da análise das narrativas das professoras elencamos duas categorias que sustentaram o entrelaçamento teórico e o que ficou evidente nas narrativas. Tais categorias foram definidas como formação continuada como espaço para estudo e organização do trabalho pedagógico. Destaca-se que estas categorias têm como eixo norteador a organização de turmas por multi-idades. Desta forma, evidenciamos nas narrativas das professoras o quanto o espaço de formação continuada é importante para o estudo e diálogo sobre as práticas que realizam. As formações também foram destacadas como primordiais para o início do trabalho com as crianças e para (re)pensarem a organização do trabalho pedagógico. Esse, por sua vez, engloba diferentes elementos como, por exemplo, forma de organização do planejamento, planejamento flexível que possibilita o protagonismo das crianças, entre outros. A realização deste trabalho permitiu que vislumbrássemos um espaço importante na formação dos professores, pois a formação continuada é primordial quando quer-se qualidade na educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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