dc.contributor.advisor | Coelho, Roseane Martins | |
dc.creator | Carretts, Nara Denise Farias | |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T14:06:38Z | |
dc.date.available | 2018-02-15T14:06:38Z | |
dc.date.issued | 2016-09-21 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12441 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Linguagens | por |
dc.title | A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, sob o título “A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de Educação Infantil”, procura vincular a prática desenvolvida em uma sala de aula de educação infantil na cidade de Santa Maria, refletindo sobre literatura como disparadora das diferentes linguagens. A palavra linguagens no plural, engloba as linguagens visual, gestual, escrita, oral e musical. A literatura infantil foi escolhida em função do interesse e da influência desta na formação da autora, desde a sua infância até os dias atuais e de ser o foco dos meus projetos pedagógicos. O estudo de abordagem qualitativa, foi desenvolvido na EMEI Darcy Vargas, situada na cidade de Santa Maria, RS. através da pesquisa-ação, na qual a pesquisadora está inserida no contexto em pauta. Para responder a questão norteadora “As histórias infantis colaboram no desenvolvimento das linguagens nas crianças?”, para respondê-la faço uso de clássicos como Piaget, Vygotsky, Montessori e contemporâneas como Analice Dutra Pillar, Gilka Girardello O trabalho também conta com uma entrevista com os pais relatando suas observações sobre o desenvolvimento das linguagens a partir do momento que entraram na escola, pois a maioria estão iniciando a sua vida escolar nesse ano. O resultado da mesma mostra que as crianças desenvolveram-se em diversas áreas das linguagens descritas pelos seus responsáveis. Conclui-se que a literatura infantil, inserida no planejamento escolar como propulsora de linguagens, consegue fazer com que a criança se expresse por meio de diferentes recursos que são oferecidos e oportunizados as mesmas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |