Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoelho, Roseane Martins
dc.creatorCarretts, Nara Denise Farias
dc.date.accessioned2018-02-15T14:06:38Z
dc.date.available2018-02-15T14:06:38Z
dc.date.issued2016-09-21
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12441
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectLinguagenspor
dc.titleA construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho, sob o título “A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de Educação Infantil”, procura vincular a prática desenvolvida em uma sala de aula de educação infantil na cidade de Santa Maria, refletindo sobre literatura como disparadora das diferentes linguagens. A palavra linguagens no plural, engloba as linguagens visual, gestual, escrita, oral e musical. A literatura infantil foi escolhida em função do interesse e da influência desta na formação da autora, desde a sua infância até os dias atuais e de ser o foco dos meus projetos pedagógicos. O estudo de abordagem qualitativa, foi desenvolvido na EMEI Darcy Vargas, situada na cidade de Santa Maria, RS. através da pesquisa-ação, na qual a pesquisadora está inserida no contexto em pauta. Para responder a questão norteadora “As histórias infantis colaboram no desenvolvimento das linguagens nas crianças?”, para respondê-la faço uso de clássicos como Piaget, Vygotsky, Montessori e contemporâneas como Analice Dutra Pillar, Gilka Girardello O trabalho também conta com uma entrevista com os pais relatando suas observações sobre o desenvolvimento das linguagens a partir do momento que entraram na escola, pois a maioria estão iniciando a sua vida escolar nesse ano. O resultado da mesma mostra que as crianças desenvolveram-se em diversas áreas das linguagens descritas pelos seus responsáveis. Conclui-se que a literatura infantil, inserida no planejamento escolar como propulsora de linguagens, consegue fazer com que a criança se expresse por meio de diferentes recursos que são oferecidos e oportunizados as mesmas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto