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dc.contributor.advisorCorazza, Sara Teresinha
dc.creatorCamillo, Auriane Aparecida
dc.date.accessioned2018-02-16T12:03:29Z
dc.date.available2018-02-16T12:03:29Z
dc.date.issued2014-09-04
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12451
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the effects of functional training on balance and proprioception of the visually impaired. The training program lasted 12 weeks, with two sessions per week and eight individuals participated, 5 of them were blind and 3 were low vision..Postural balance was assessed on a force platform in bipedal condition, with eyes open and closed. The assessment of proprioception in upper limbs was performed with a cinesiômetro, and the lower limb assessment was performed by fixing a fleximeter the knee joint of the dominant participant. The normality of the data was verified using the Shapiro-Wilk test, and the t test for paired samples was applied in order to check the difference between the groups. A statistical program SPSS, version 14.0 with a significance level of 5% was used. As a result noted the lack of significant difference in proprioception before and after training Regarding the balance participants swayed more with eyes closed, but not significant values of displacement amplitude mid-lateral, elliptical area 95% and anteroposterior displacement speed. Were observed no differences in relation to balance and proprioception of the subjects after twelve weeks of functional training. These results can be attributed to the fact that the individuals used an time of the training(about three weeks) only for the familiarization with the class, the materials and the application site activities, besides having very diverse age group and a autonomy in performing many tasks independent of training effects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectEquilíbriopor
dc.subjectPropriocepçãopor
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectBalanceeng
dc.subjectProprioceptioneng
dc.titleEfeito do treinamento funcional no equilíbrio e propriocepção de deficientes visuaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do treinamento funcional no equilíbrio e propriocepção de pessoas com deficiência visual. O programa de treinamento teve duração de 12 semanas, com duas sessões semanais e participaram 8 indivíduos, 5 com cegueira total e 3 com baixa visão.O equilíbrio postural foi avaliado em uma plataforma de força, em condição bipodal, com olhos abertos e fechados. A avaliação da propriocepção de membros superiores foi realizada com um cinesiômetro, e a avaliação de membros inferiores foi realizada com a fixação de um flexímetro na articulação do joelho dominante do participante. A normalidade dos dados foi verificada através do teste de Shapiro Wilk, e o teste t foi aplicado para amostras pareadas com o objetivo de verificar a diferença entre os grupos. Foi utilizado um programa estatístico SPSS, versão 14.0 com nível de significância de 5%. Como resultado detectou-se a ausência de diferença significativa na propriocepção antes e após o treinamento. Em relação ao equilíbrio os participantes oscilaram mais com os olhos fechados, porém também não apresentaram valores significativos de amplitude de deslocamento médiolateral, área de elipse 95% e velocidade de deslocamento ântero-posterior. Não foram observadas diferenças em relação ao equilíbrio e propriocepção dos sujeitos após as doze semanas de treinamento funcional. Estes resultados podem ser atribuídos ao fato de que os indivíduos utilizaram um tempo do treinamento (por volta de três semanas) somente para a familiarização com as aulas, os materiais e o local de aplicação das atividades, além de apresentarem faixa etária bastante diversificada e uma autonomia na realização de muitas tarefas independente dos efeitos do treinamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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