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dc.contributor.advisorKirsten, Vanessa Ramos
dc.creatorMuswieck, Carolina Sieber Cantelli
dc.date.accessioned2018-02-21T12:11:38Z
dc.date.available2018-02-21T12:11:38Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12481
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS,2014.por
dc.description.abstractThis study conducts a literature review to characterize the Human Resources (HR) and Continuing Education in Health (CPS) in hospitals, and it has the objective of analysis the interface between HR and CPS. The work management and the RH's manager in the health sector is seen as a new subject, and they perform different types of activities like planning, selection and choose the right position for the employees in the hospitals. They work for improvement, training of the employees focusing on the needs to active the development of competences for the health quality and work processes regulation with interface to the professional corporations, education and society. One of the strategies to the health qualification is the National Politics for the Continuing Education in Health that is made through the Ministry of Health programs. The interface between HR and CPS is really important in the hospital, together with the managers, they must verify the hospital needs, valuing employees and achieving service excellence. Despite of this importance, there are few research about this interface. The articles reviewed in only one article it appears and it relate that there is no connection between the HR and CPS in the hospital of the article. Only in the nursing sector this interface was made unlike it should be done in the RH. However, this interface improves the work conditions, professionalization, human capital value, resulting in better services for the community. In conclusion, the lacks of studies are because most of the researches had been done by nursing professionals then, there is no analysis from other professionals like psychologists and administrators.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectHospitaispor
dc.subjectHuman resourceseng
dc.subjectContinuing education in healtheng
dc.subjectHospitalseng
dc.titleAs interfaces do setor recursos humanos e a educação permanente em hospitais: uma revisão da literaturapor
dc.title.alternativeThe interfaces between the human resources and continuing education in health in hospitals: a literature revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo realiza uma revisão bibliográfica para caracterização do setor de Recursos Humanos (RH) e Educação Permanente em Saúde (EPS) em hospitais, e tem por objetivo analisar a interface entre RH e EPS. A gestão do trabalho em saúde e do gestor de RH é visto como um novo campo de atuação, a qual realiza atividades que envolvem planejamento, captação, distribuição e alocação de pessoas em cargos específicos de trabalho. Também buscam qualificação, formação e capacitação dos colaboradores, tendo como objetivo atender as necessidades de desenvolvimento de competências para atenção à saúde de qualidade e regulação dos processos de trabalho com interface às corporações profissionais, educação e sociedade. Uma das estratégias para a qualificação da saúde é a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde que é realizada através de programas elaborados pelo Ministério da Saúde. A interface entre setores é de suma importância dentro de uma instituição hospitalar, onde, juntamente com seus gestores, deve verificar as necessidades desta, valorizando colaboradores e atingindo a excelência no atendimento. Apesar dessa importância, existem poucas pesquisas que abordem essa relação. Dos artigos pesquisados, somente um artigo mencionou essa interface, relatando que não existe ligação entre as ações articuladas no hospital pesquisado. No entanto, essa interface proporciona melhores condições de trabalho, profissionalização, valorização do capital humano e capacitação, aprimorando a qualidade dos serviços. Então, concluiu-se que a falta de estudos deve-se a maioria das pesquisas serem realizadas somente por profissionais da área da enfermagem, não tendo um olhar de outros profissionais como psicólogos e administradores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sulpor


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