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dc.creatorNegrini, Fernando
dc.date.accessioned2018-02-21T13:50:38Z
dc.date.available2018-02-21T13:50:38Z
dc.date.issued2016-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12489
dc.description.abstractThe purchasing area is one of the main activities of any public institution and of fundamental importance for the development of organizational activities. However, if these activities are not carried out in an integrated and clear way, the process will become inefficient, harming all the activities of the institution. Despite the importance of the theme for the Federal University of Santa Maria (UFSM), the purchasing process in the Institution is still fragmented, carried out through different applications of a software program and in other virtual environments, such as Internet sites, without integration between the stages of the process. This disintegration brings innumerable inefficiencies to management. In this way, Information and Communication Technologies (ICTs) emerge as a means to rationalize and integrate the process. This work aims to identify the requirements of a tool based on Information and Communication Technology (ICT) that helps in the UFSM purchasing process. The research had a predominantly quantitative approach, of a described character, of the case study type, and was developed at the Federal University of Santa Maria, more specifically in the area of purchases. For data collection, documentary research techniques, questionnaires and interviews were used. The analysis of the results made it possible to develop and analyze the mapping of the purchasing process, identify the degree of satisfaction and degree of difficulty of users in the use of existing ICT tools, and identify suggestions for improvement in ICT tools. From there, a model of ICT tool was proposed to assist in the UFSM purchasing process. This is expected to improve the process, contributing to a more efficient public management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompras públicaspor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectProcesso de compraspor
dc.subjectPublic purchaseseng
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectPurchasing processeng
dc.titleProposta de um modelo de ferramenta de tecnologia da Informação e comunicação (tic) que auxilie no processo de compras da UFSMpor
dc.title.alternativeProposal for an information and communication technology (ict) tool model to assist the ufsm purchasing processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA área de compras se constitui em uma das principais atividades de qualquer instituição pública e de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades organizacionais. Porém, se essas atividades não forem realizadas de forma integrada e clara, o processo se tornará ineficiente prejudicando todas as atividades da instituição. Apesar da importância do tema para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o processo de compras na Instituição ainda é fragmentado, realizado através de diferentes aplicações de um programa (software) e em outros ambientes virtuais, como sítios na Internet, sem integração entre as fases do processo. Essa desintegração acarreta inúmeras ineficiências para a administração. Dessa forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) surgem como um meio para racionalizar e integrar o processo. Este trabalho tem o objetivo de identificar os requisitos de uma ferramenta baseada em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que auxilie no processo de compras da UFSM. A pesquisa teve enfoque predominantemente quantitativo, de caráter descrito, do tipo estudo de caso, e foi desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria, mais especificamente na área de compras. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental, questionários e entrevista. A análise dos resultados possibilitou realizar e analisar o mapeamento dos processos de compras, identificar o grau de satisfação e grau de dificuldade dos usuários na utilização das ferramentas de TIC existentes, além de identificar sugestões de melhoria nas ferramentas de TIC. A partir daí, foi proposto um modelo de ferramenta de TIC para auxiliar no processo de compras da UFSM. Com isso se espera melhorar o processo, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee1Bobsin, Debora
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741757650191659por
dc.contributor.referee2Alves, Juliano Nunes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389757931839275por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697487215421797por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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