Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVan der Sand, Isabel Cristina Pacheco
dc.creatorBorelli, Paula Chaiane Martins
dc.date.accessioned2018-02-21T14:12:28Z
dc.date.available2018-02-21T14:12:28Z
dc.date.issued2012-12-12
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12491
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis is an article of reflection which aims to discuss some challenges and contributions of the professional psychologist on teamwork in primary health care. Based on the author's experience and studies that served as subsidies reflection, it realizes that teamwork is essential to the production of primary health care field, placed as a challenge since its formation process at the graduate level. It seems that a paradigm shift is needed in this process, requiring a link between specific knowledge of Psychology and collective health. The presence of a psychologist in primary care teams made up of importance, because through the knowledge related to their professional core he may help in understanding the dynamics of the operation of his own team, besides helping in the production of propositions that exceed the traditional clinic methods, such as the extended clinic, reference or matrix teams and singular therapeutic projects. Through participation in teams of primary health care, whose stance be guided in horizontal relationships and dialogical exchange, the psychologist contributes to the production of creative actions, possibly effective, provided that all seek to produce a new knowledge/making, whose ultimate goal is the being who is the subject of team work. In this proposition there will be use of all knowledge, respecting and, at the same time, transcending the specificity of each professional core, and as a result, leading on to a new challenge: the production of a new transdisciplinary making/knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática profissionalpor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectProfessional practiceeng
dc.subjectPublic healtheng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.titleO psicólogo no trabalho de equipe na atenção primária em saúde: perspectivas e desafiospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoEste é um artigo de reflexão que tem como objetivo discorrer sobre alguns desafios e contribuições do profissional psicólogo no trabalho de equipe na atenção primária à saúde. Com base na experiência da autora e em obras que serviram de subsídios à reflexão, percebe-se que o trabalho em equipe é essencial para a produção de saúde no campo atenção primária, colocado como um desafio desde o seu processo de formação em nível de graduação. Parece necessária uma mudança paradigmática nesse processo, demandando uma articulação entre os saberes específicos da Psicologia e os da saúde coletiva. A presença do psicólogo em equipes da atenção primária constitui-se de importância, pois, por meio dos saberes atinentes ao seu núcleo profissional, poderá contribuir na compreensão da dinâmica de funcionamento da própria equipe, além de auxiliar na produção de proposições que superem o fazer da clínica tradicional, a exemplo da clínica ampliada, das equipes de referências ou matriciais e dos projetos terapêuticos singulares. Por meio da participação em equipes da atenção primária em saúde, cuja postura se paute em relações horizontais, dialógicas e de trocas, o psicólogo contribuirá para a produção de ações criativas, possivelmente eficazes, desde que todos busquem a produção de um saber/fazer novo, cujo objetivo final esteja no sujeito como protagonista de um trabalho em equipe. Nessa proposição haverá a utilização de todos os saberes, respeitando e, ao mesmo tempo, transcendendo a especificidade de cada núcleo profissional, e, em conseqüência, encaminhando para um novo desafio: a produção de um fazer/saber transdisciplinar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sulpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto