dc.contributor.advisor | Tonin, Guerino Antonio | |
dc.creator | Finato, Mateus Vicente | |
dc.date.accessioned | 2018-02-22T12:39:44Z | |
dc.date.available | 2018-02-22T12:39:44Z | |
dc.date.issued | 2016-06-28 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12496 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Public administration involves the management of human and material resources, based on
specific characteristics and principles. This study was developed in order to understand and analyze the
satisfaction rate, the profile and the views of the functionaries from selected subjects. After carrying out
bibliographic research and research in official reports, it had created a script applied to civil servants of
the city hall of São Domingos do Sul / RS. This script consist in profile questions, survey questionnaire,
dichotomous questions and questions related to the opinion of the servers on previously established
subjects. It was found that these civil servants are formed by young people, mostly women and who are
less then 10 years in public service. The major points of satisfaction were working hours, autonomy and
kind of work. Besides, the aspects of dissatisfaction consist in training received, salary, extra benefits
and the possibility of bullying. They show divided opinions about working with goals and extra work
plans in case of removal of public service. They also identified education and training programs as
priorities to be followed by the management. Relating to the actions to work improvement, the option
"courses, training and education" was the most often chosen. The study reached his objective and it has
provided important information for the municipal administration, beyond permit new investigations
more specifics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Satisfação de servidores públicos | por |
dc.subject | Gestão de equipes | por |
dc.subject | Servidores públicos municipais | por |
dc.subject | Satisfaction of public servants | eng |
dc.subject | Team management | eng |
dc.subject | Municipal civil servants | eng |
dc.title | Satisfação dos servidores públicos municipais de São Domingos do Sul/RS | por |
dc.title.alternative | Satisfaction of municipal public servers in São Domingos do Sul/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Camargo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A administração pública envolve a gestão de recursos humanos e materiais, baseadas em
princípios e características específicas. Este estudo foi desenvolvido com objetivo de conhecer e analisar
o índice de satisfação, o perfil e a opinião dos servidores em relação a assuntos selecionados. Após
realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa em relatórios oficiais foi elaborado um roteiro de
perguntas aplicado aos servidores públicos municipais de São Domingos do Sul/RS. Tal questionário
envolveu questões de perfil, questionário survey, perguntas dicotômicas e relacionadas a opinião dos
servidores em temas previamente estabelecidos. Constatou-se que os servidores públicos municipais são
formados por jovens, na sua maioria mulheres e com até 10 anos no serviço público. Os maiores pontos
de satisfação foram horário de trabalho, autonomia e natureza do trabalho. Já os aspectos de insatisfação
correspondem a treinamento recebido, salário, benefícios extras e possibilidade de assédio moral.
Apresentaram opinião dividida em relação a trabalhar com metas e planos de trabalho extras em caso de
afastamento do serviço público. Também foram apontadas educação e instrução como prioridades a
serem seguidas pela administração. Em relação as ações para melhorar o trabalho, a opção “cursos,
capacitação e treinamento” foi a opção mais citada. A pesquisa atendeu o objetivo e também gerou
informações importantes para a gestão municipal, além de permitir novas investigações mais específicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |