dc.contributor.advisor | Simonetto, Eugênio de Oliveira | |
dc.creator | Roy, Clarice | |
dc.date.accessioned | 2018-02-22T15:16:29Z | |
dc.date.available | 2018-02-22T15:16:29Z | |
dc.date.issued | 2014-08-22 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12506 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | For public organizations controlling is an essential activity, and that is why it is inserted in the Federal Constitution and the Fiscal Responsibility Law, a device that determines the implementation of the internal controlling system in public management. Throughout the document were ports the importance of internal control in public management, its concept and legal mechanisms which determine its generation. Finally, it approaches the search for efficiency in the public service, innovation that was brought by the Constitutional Amendment no. 19/98, also called Administrative Reform. With the Principle of Efficiency two fronts arise: the first is to organize the administrative machine, making it more rational to satisfy the collective interest and the second is to regulate the actions of public workers in order to have a better performance and thus achieve better results. At this point, the study will address the administrative reform which was submitted to Public Administration, transition land mark from bureaucratic administration model for management, culminating in the establishment of the principle of efficiency. The proposal is still analyzing the principle of efficiency by the vision of scholars, as well as the relationship of this principle with the other principles of public management, inserted in Article 37 of CF/88. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Controle interno | por |
dc.subject | Princípio da eficiência | por |
dc.subject | Administração pública | por |
dc.subject | Internal control | eng |
dc.subject | Principle of efficiency | eng |
dc.subject | Public management | eng |
dc.title | A importância do controle interno e o princípio da eficiência na administração pública | por |
dc.title.alternative | The importance of internal control and the principle of efficiency in public management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Camargo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Para as organizações públicas o controle é uma atividade essencial, tanto que vem inserido na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal, dispositivo que determina a implantação do sistema de controle interno na administração pública. No decorrer do trabalho será relatada a importância do controle interno na Administração Pública, seu conceito e dispositivos legais que determinam sua criação. Por fim, aborda-se a busca da eficiência na Administração Pública, inovação trazida pela Emenda Constitucional n.° 19/98, também denominada reforma administrativa. Com o Princípio da Eficiência surgem duas frentes: a primeira é organizar a máquina administrativa, tornando-a mais racional para a satisfação do interesse coletivo e a segunda, é regular a atuação dos agentes públicos a fim de que tenham uma melhor atuação, com desempenho capaz de atingir melhores resultados. Neste ponto, o estudo tratará da reforma administrativa a que se submeteu a Administração Pública, marco de transição do modelo burocrático de gestão para o gerencial, culminando com a instituição do Princípio da Eficiência. Propõe-se, ainda a analisar o Princípio da Eficiência pela visão de doutrinadores, bem como a relação deste princípio com os demais princípios da Administração Pública, insertos no artigo 37 da CF/88. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |