Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoy, Leoni Pentiado
dc.creatorMissagia, André Brum
dc.date.accessioned2018-02-22T21:09:16Z
dc.date.available2018-02-22T21:09:16Z
dc.date.issued2016-12-07
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12512
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2017.por
dc.description.abstractIn today's business overview, consumers are increasingly demanding when consuming the services of organizations. Sustainability is a broad and indispensable term in all professional, business and human activities. Based on this, the objective of this study is to evaluate the quality of services with an emphasis on sustainability through the SERVQUAL method in addition to the 4P's of services and the AHP method to reach the best alternative in a civil construction company located in the central region of Rio Grande do Sul. The 4 P's of services (Profile, Process, Procedure, People) related to SERVQUAL and the AHP method were used. For that, an exploratory/descriptive case of study was developed. The results showed that the most important criterion is People (60.13%) and the alternative that best contributes to the overall objective of the study was "A", which refers to the creation of a favorable environment (54, 70%). Thus, it is perceived that this action is an important element and through it the employees tend to be more apt to accomplish the activities focused on sustainability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganizações humanaspor
dc.subjectConstrutora civilpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAnalytic hierarchy processeng
dc.subjectHuman organizationseng
dc.subjectCivil constructoreng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titleAplicação do método (AHP) contribuindo para a busca da sustentabilidade em uma empresa de construção civilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoNo panorama atual dos negócios, os consumidores estão cada vez mais exigentes ao consumir os serviços das organizações. A sustentabilidade é um termo amplo e imprescindível em todas as atividades profissionais, empresariais e humanas. Partindo disto, o objetivo do estudo é avaliar a qualidade de serviços tendo uma ênfase em sustentabilidade, através do método SERVQUAL em complemento com o 4P’s de serviços e o método AHP para o alcance da melhor alternativa em uma construtora localizada na região central do Rio Grande do Sul. Empregou-se os 4 P’s de serviços (Perfil, Processo, Procedimento, Pessoas) relacionado com o SERVQUAL e o método AHP (Analytic Hierarchy Process). Para tanto se realizou um estudo de caso sendo exploratório/descritivo. Os resultados alcançados relataram que o critério que possui maior grau de importância é Pessoas (60,13%) e a alternativa que melhor contribui para o objetivo global do estudo foi a “A” que se refere a criação de um ambiente favorável (54,70%). Assim percebe-se que esta ação é um elemento importante e por meio dele os colaboradores tendem a ficarem mais aptos a realizar as atividades voltadas à sustentabilidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples