Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoelzer, Juliana
dc.creatorLima, Susiane Secco de
dc.date.accessioned2018-02-23T15:05:13Z
dc.date.available2018-02-23T15:05:13Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12526
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.descriptionTítulo alterado para: A (Re)Construção da proposta pedagógica para a educação infantil do campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio Xpor
dc.description.abstractThe present paper discusses the Pedagogical Proposal for the Early Childhood Education of a School of the Field. This research aimed to strengthen the Pedagogical Proposal for Early Childhood Education of the São Pio X State Elementary School, a Field School located in the municipality of Bozano, RS, so that, as a school, everyone could understand and defend such a proposal and the permanence of the Education in this school, which is a School of the Field. In short, fight in defense of the countryside school and children's rights. The research had a qualitative approach and the type of research used was the action research. As an investigative tool, we held formative meetings with the school community to discuss the theme and study the references. Throughout the process the group demonstrated to understand some specificities of the pedagogical work in Child Education, especially with regard to children's rights, and the importance of interactions and games. We concluded that the pedagogical proposal was not strengthened with the group in the way we intended, since the studies carried out, as well as the participation of the school group were not sufficient for the desired strengthening, which causes us to think about how much is still needed of a greater appreciation and recognition of the education of children and of the teaching work carried out during this stage in the school, both by the school community and by the Regional Education Coordination / State Department of Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectChildren's educationeng
dc.subjectPedagogical proposaleng
dc.titleO fortalecimento da proposta pedagógica para a educação infantil da EEEF São Pio X, do município de Bozano/RS em defesa da escola do campo e dos direitos das criançaspor
dc.title.alternativeThe strengthening of the pedagogical proposal for children's education of E. E. EF SÃO PIO X, of the municipality of Bozano/RS: in defense of the school of the field and the rights of childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho discute acerca da Proposta Pedagógica para a Educação Infantil de uma Escola do Campo. Esta pesquisa visou fortalecer a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X, uma Escola do Campo situada no município de Bozano, RS, para que, enquanto escola, todos pudessem compreender e defender tal proposta e a permanência da Educação Infantil nesta escola, que é uma Escola do Campo. Em suma, lutar em defesa da escola do campo e dos direitos das crianças. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação. Como instrumento investigativo, realizamos encontros formativos com a comunidade escolar para a discussão da temática e estudo dos referenciais. Ao longo do processo o grupo demonstrou compreender algumas especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, especialmente com relação aos direitos das crianças, e a importância das interações e brincadeiras. Concluímos que a proposta pedagógica não foi fortalecida com o grupo do modo como pretendíamos, pois os estudos realizados, bem como a participação do grupo da escola não foram suficientes para o fortalecimento almejado, o que nos provoca a pensar o quanto ainda há a necessidade de uma maior valorização e reconhecimento da Educação Infantil e do trabalho docente realizado nessa etapa na escola, tanto por parte da comunidade escolar quanto por parte da Coordenadoria Regional de Educação/Secretaria Estadual de Educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto