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dc.contributor.advisorDallepiane, Loiva Beatriz
dc.creatorInchauspe, Juciane Aparecida Furlan
dc.date.accessioned2018-02-27T14:08:54Z
dc.date.available2018-02-27T14:08:54Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12548
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe incorporation of the user on evaluation has been valorized for constituting a sensitive indicator of the quality of the service done. The present study deals with na Integrative Review aiming to analyse the satisfaction of the users helped by the strategy of family health. In order to answer guiding questions “How to characterise the scientific production on the satisfaction of the users helped by the ESF?” The sample compounds the data bases SciELO and LILACS, whose criteria of inclusion were researches published on the period between 2002 and 2014. The most approached issues were related to the attributes of satisfication of the users and the quality of health assistance on the public attention. The conclusion was that the routine evaluation of satisfaction from the perspective of the user became a useful tool to relaise interventions, redirection of services of health and on the public policies, providing a quality of service centered on the user.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSatisfação do usuáriopor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectQualidade da assistência à saúdepor
dc.subjectConsumer satisfactioneng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectQuality of health careeng
dc.titleAvaliação da satisfação dos usuários da atenção básica: uma revisão integrativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoA incorporação do usuário na avaliação tem sido valorizada por constituir-se um indicador sensível da qualidade do serviço prestado. O estudo trata-se de uma Revisão Integrativa com objetivo de analisar a satisfação dos usuários atendidos pela estratégia de saúde da família. A fim de responder a questão norteadora “Como se caracteriza a produção científica sobre a satisfação dos usuários atendidos pela ESF?” A amostra compôs 14 artigos a partir das bases de dados SciELO e LILACS, cujos critérios de inclusão foram pesquisas publicadas no período entre 2002 a 2014. Verificou-se que os assuntos mais abordados estavam relacionados aos atributos de satisfação dos usuários e a qualidade da assistência à saúde na atenção básica. Concluiu-se que a incorporação rotineira da avaliação da satisfação pela perspectiva dos usuários torna-se uma ferramenta útil para realizar intervenção, redirecionamento nos serviços de saúde e nas políticas públicas, propiciando que a qualidade do serviço seja centrada no usuário.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sulpor


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