A importância da gestão democrática frente à implementação do ensino médio politécnico nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul
Abstract
Este trabalho de pesquisa tem a finalidade de analisar como se deu a implementação do Ensino Médio Politécnico em uma das escolas da rede estadual localizada na cidade de Parobé/RS. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual será realizado um estudo de caso e em que nos apoiaremos nos princípios da gestão democrática para a compreensão da aplicação da nova proposta. Também apresentaremos a definição de politecnia, uma vez que o Ensino Médio, etapa final da educação básica, deve estar ligado à educação tecnológica, à compreensão do significado de ciência, das letras e das artes e às relações desses conhecimentos com a vida dos alunos. Nossa proposta visa à identificação da funcionalidade e das características desse processo educacional, tendo em vista uma possível melhoria no sistema de ensino do Rio Grande do Sul. A busca por uma educação de qualidade é tarefa de todos, do Estado, dos profissionais da educação e da comunidade em geral, buscando, assim, ligar o educando à realidade material e social que o cerca, permitindo a compreensão dessa realidade e sua transformação.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]