Do conhecimento e do cuidado relativos às lesões encefálicas adquiridas: a percepção de gestores de serviços dos níveis de atenção à saúde
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos gestores sobre Lesão Encefálica Adquirida, quantos e quais os tipos atendidos nos serviços de Atenção Primária, Secundária e Terciária, os mecanismos de controle da demanda e os instrumentos que os embasam para o cuidado aos usuários com Lesão Encefálica Adquirida, de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória e analítico-descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 13 gestores dos serviços que integram a rede de saúde local. A coleta de dados deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada, com questões relativas aos conhecimentos dos gestores acerca das Lesões Encefálicas Adquiridas, estatísticas, monitoramento da prestação de serviços e instrumentos que os embasam. Analisaram-se os dados pela técnica de análise de conteúdo de cunho temático. Este estudo revelou conceituações incompletas sobre Lesão Encefálica Adquirida; atendimento prioritário de pessoas com Acidentes Vasculares Encefálicos, seguidos dos Traumatismos Crânio Encefálicos. Dos 11 serviços de Atenção Secundária, nove referiram que não possuem dados estatísticos e monitoramento da demanda. Quanto à utilização de protocolos operacionais, os gestores da Atenção Primária e Terciária têm conhecimento e os utilizam em seus serviços. Os gestores da Atenção Secundária não utilizam protocolos operacionais e a maioria não utiliza protocolos internos de encaminhamento. Há clínicas de instituições de ensino superior que prestam cuidado às pessoas com Lesão Encefálica Adquirida, porém atuam de forma segregada. Concluiram-se limitações conceituais, organizacionais e operacionais do atendimento prestado ao usuário com Lesão Encefálica Adquirida.
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