O docente no ensino superior: sua história, seu presente e seu futuro
Abstract
Este estudo tem o propósito de investigar o professor do ensino superior,
procurando contextualizar a história da formação docente para o ensino superior na
sua trajetória profissional. Para tanto, buscou-se contato com professor na instituição
de Ensino Superior (IES) público, UFSM. O objetivo principal foi investigar as
significações reveladas pelo docente universitário na interpretação de suas histórias
de vida no que se refere ao desenvolvimento de suas funções, buscando conhecer
sua história, seu presente e a perspectiva na sua função. Dessa maneira, o
problema foi assim delimitado: que significações o professor do ensino superior tem
vivenciado ao longo da vida profissional para tornar possível o desenvolvimento da
sua função? Para a realização desta pesquisa, o instrumento utilizado foi o
questionário e o método biográfico e a entrevista narrativa da história de vida,
através da análise de documentos, depoimentos orais e escritas autobiográficas,
pois esse método possibilitou ouvir a voz dos docentes universitários na sua vida
profissional, numa abordagem qualitativa. Esta pesquisa partiu do relato de quatro
(04) docentes, cujas preocupações envolveram o resgate do ensino e a formação do
professor do ensino superior junto a UFSM; a história da formação docente; e as
narrativas da formação docente, buscando reconhecer nos professores a real
dimensão de sua profissão. Assim, consciente de que são pequenos recortes de
uma reflexão ampla, conclui-se que a valorização dos percursos de vida de adultos
constitui novas propostas de pesquisas nos últimos anos. A singularidade que
constitui cada docente na sua profissão na tentativa de tornar possível o seu
trabalho diante da demanda do terceiro milênio como a globalização. Em
decorrência disso, a velocidade das informações e comunicações através da
informatização; os professores atuantes constituem profissionais que gostam do que
fazem; a universidade constitui um ambiente de crescimento e desafio.
Collections
- Gestão Educacional [292]