Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O docente no ensino superior: sua história, seu presente e seu futuro

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (224.6Kb)
Data
2007-02-14
Autor
Brum, Mariza de Andrade
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo tem o propósito de investigar o professor do ensino superior, procurando contextualizar a história da formação docente para o ensino superior na sua trajetória profissional. Para tanto, buscou-se contato com professor na instituição de Ensino Superior (IES) público, UFSM. O objetivo principal foi investigar as significações reveladas pelo docente universitário na interpretação de suas histórias de vida no que se refere ao desenvolvimento de suas funções, buscando conhecer sua história, seu presente e a perspectiva na sua função. Dessa maneira, o problema foi assim delimitado: que significações o professor do ensino superior tem vivenciado ao longo da vida profissional para tornar possível o desenvolvimento da sua função? Para a realização desta pesquisa, o instrumento utilizado foi o questionário e o método biográfico e a entrevista narrativa da história de vida, através da análise de documentos, depoimentos orais e escritas autobiográficas, pois esse método possibilitou ouvir a voz dos docentes universitários na sua vida profissional, numa abordagem qualitativa. Esta pesquisa partiu do relato de quatro (04) docentes, cujas preocupações envolveram o resgate do ensino e a formação do professor do ensino superior junto a UFSM; a história da formação docente; e as narrativas da formação docente, buscando reconhecer nos professores a real dimensão de sua profissão. Assim, consciente de que são pequenos recortes de uma reflexão ampla, conclui-se que a valorização dos percursos de vida de adultos constitui novas propostas de pesquisas nos últimos anos. A singularidade que constitui cada docente na sua profissão na tentativa de tornar possível o seu trabalho diante da demanda do terceiro milênio como a globalização. Em decorrência disso, a velocidade das informações e comunicações através da informatização; os professores atuantes constituem profissionais que gostam do que fazem; a universidade constitui um ambiente de crescimento e desafio.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1268
Coleções
  • Gestão Educacional [289]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.