Adesão do usuário ao tratamento durante a internação psiquiátrica: percepção da equipe multiprofissional
Abstract
Objetivo: compreender a percepção da equipe multiprofissional das unidades de internação dos hospitais gerais da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde acerca da adesão do usuário ao tratamento durante a internação psiquiátrica.
Método: estudo de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada com dezenove profissionais das unidades de internação psiquiátrica dos hospitais gerais pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rio Grande do Sul, Brasil, no período de junho a agosto de 2017. Os dados foram submetidos à Análise Temática.
Resultados: revelaram-se duas categorias de análise: adesão do usuário ao tratamento durante a internação psiquiátrica; e, fatores de influência na adesão do usuário ao tratamento durante a internação psiquiátrica.
Conclusão: a adesão do usuário ao tratamento durante a internação psiquiátrica apresentou-se de forma objetiva, quando se limita apenas à sua adaptação as rotinas da unidade hospitalar; e, de forma subjetiva, quando a pessoa que vive a doença mental posiciona-se diante de seu tratamento e de sua vida, integrando, de forma ativa, a tomada de decisões.
The following license files are associated with this item: