Gestão escolar: contribuições do currículo funcional natural para a inclusão socioeducativa de pessoas com deficiência
Resumo
Este estudo tem por temática o Currículo Funcional Natural, desenvolvido na perspectiva da Gestão Democrática. Para tanto, neste trabalho foram abordadas as fases de gerenciamento das escolas ao longo dos anos, até o atual modelo de Gestão e como este se consolida no Ensino Especial. Também são discutidos neste estudo os termos chave que embasam este trabalho, com o intuito de promover uma discussão demonstrando ao leitor a relevância da pesquisa e que todos estes termos estão intrinsecamente ligados. Corroborando assim, para o entendimento da relevância do desenvolvimento do Currículo Funcional Natural na perspectiva da Deficiência. Para o desenvolvimento deste estudo, foi usada como metodologia a aplicação de questionários abertos, com o intuito de coletar dados que auxiliaram no alcance do objetivo traçado, de compreender quais as contribuições do Currículo Funcional Natural, da Escola de Excepcionais Raio de Sol/APAE, do município de Lages, localizado no Estado de Santa Catarina, para o desenvolvimento Socioeducativo e Inclusão de pessoas com Deficiência na sociedade. A partir da análise conclui-se que o Currículo Funcional Natural nos espaços de Ensino Especial, configura-se como um fator essencial e de extrema relevância no âmbito da Deficiência e, além disso, tem auxiliado e estimulado a melhora progressiva da qualidade de vida dos educandos com Deficiência, promovendo assim continuamente sua Inclusão Socioeducativa nos diversos espaços da sociedade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1013]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: