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dc.creatorDewes, Helyna
dc.date.accessioned2018-03-14T13:48:24Z
dc.date.available2018-03-14T13:48:24Z
dc.date.issued2017-03-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12705
dc.description.abstractThis work aims to examine the setting of Latin-american cultural identity towards televisual production, as it is presented in public, cultural and/or educational medias. The starting point is the concept that Latin-americanity questions are poorly approached by Brazilian private media, considering the multiple interests on stake at each broadcast. The question of identity is approached from Landowski, Bauman, Hall, Canclini, Martín-Barbero and Sarlo, reckoning that it is built based on difference, through interaction with the other and, also, it is defined as such due to its historical development. Having the discursive semiotics of European inspiration as theoretic-methodological basis, the premises of Saussure, Hjelmslev, Greimas, Fontanille, Duarte and Castro, that are widely developed by the COMTV research group, are presented. As empirical objective, the limited TV series Os latino-americanos, produced by Televisión América Latina (TAL), was selected as research corpus. TAL unites audiovisual content from several Latin America independent producers, releasing these productions in its website and distributing them to associated TV channels all over the continent, majorly public, cultural and/or educational ones. In Brazil, the limited series aired on TV Escola, Canal Futura and TV Câmara. The chosen program has a factual profile and it has twelve episodes, each of them showing the identity of a Latin America country. In this sense, the general objective is to verify which traits are common to these different settings, and responsible for the Latin-americanity identity representation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectLatino-americanidadepor
dc.subjectSeriado factualpor
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectLatin-americanityeng
dc.subjectFactual serieseng
dc.titleTal como somos: a configuração da identidade cultural latino-americanapor
dc.title.alternativeTal como somos: the setting of latin-american cultural identityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a examinar a configuração da identidade cultural latino-americana na produção televisual, tal como é apresentada nas mídias públicas, culturais e/ou educativas. Parte-se do pressuposto de que as questões da latino-americanidade são pouco abordadas pela mídia privada brasileira, tendo em vista os múltiplos interesses em jogo em cada transmissão. Aborda-se a questão da identidade a partir de Landowski, Bauman, Hall, Canclini, Martín-Barbero e Sarlo, considerando que ela é construída pela diferença, em interação com o outro, e também, que se configura como tal tendo em vista o seu desenvolvimento histórico. Utilizando como base teórico-metodológica a semiótica discursiva de inspiração europeia, apresentam-se as premissas de Saussure, Hjelmslev, Greimas, Fontanille, Duarte e Castro, bastante desenvolvidas pelo grupo de pesquisa COMTV. Como objeto empírico, foi selecionado como corpus de pesquisa o seriado Os latino-americanos, produzido pela Televisión América Latina (TAL). A TAL reúne conteúdo audiovisual de vários produtores independentes da América Latina, disponibilizando essas produções em seu site e distribuindo-as a canais de televisão associados de todo o continente, em sua grande maioria, públicos, culturais e/ou educativos. No Brasil, o seriado foi veiculado pela TV Escola, Canal Futura e TV Câmara. O seriado escolhido possui caráter factual e é composto por doze episódios, cada um deles retratando a identidade de um país da América Latina. Assim, o objetivo geral é verificar que traços são comuns nessas diferentes configurações, responsáveis pela representação da latino-americanidade.por
dc.contributor.advisor1Duarte, Elizabeth Bastos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200128190656063por
dc.contributor.referee1Silveira, Ada Cristina Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0962895520743039por
dc.contributor.referee2Machado, Maria Berenice da Costa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1242751143762379por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852004112821464por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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