Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Recent Submissions
-
A metrificação e a especialização como novos constrangimentos organizacionais no jornalismo plataformizado de GZH
(2025-03-17)Esta pesquisa investiga de que modos os processos de distribuição de conteúdos em uma lógica plataformizada modificam as dinâmicas organizacionais do veículo jornalístico GZH, de modo a compreender como a metrificação gera ... -
A reversão decolonial entre Brasil x Portugal: análise semiótico-discursiva de capas da revista Vogue
(2025-03-13)A pesquisa busca refletir acerca das subjetividades presentes nos corpos inseridos nas capas da revista Vogue Brasil e Vogue Portugal produzidas durante a pandemia de Covid-19 (2020- 2021), ao resgatar as heranças ... -
Midiatização e desordem informacional: questões identitárias masculinas nos discursos da nova direita do Brasil no Youtube
(2025-03-12)Este estudo pretende responder como discursos identitários relacionados às masculinidades são mobilizados pela nova direita do Brasil para produzir desordem informacional no YouTube. O objetivo geral é analisar como a ... -
Streetwear e mídias sociais: uma análise cultural da Steal The Look
(2025-03-19)A pesquisa aqui proposta investiga a transformação do streetwear em tendência global e seu papel na construção de identidades e representatividade na sociedade de consumo e no ambiente digital. Partindo da compreensão ... -
Midiatização presidencial: uma análise das estratégias enunciativas do último debate televisivo das eleições de 2022
(2025-03-18)A presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar as estratégias enunciativas produzidas pelos dois candidatos a presidente do Brasil, Lula e Bolsonaro, no último debate televisivo do 2º turno das eleições presidenciais ... -
Influenciadores digitais e diversos modelos de negócios: a busca por uma carreira autêntica na creator economy
(2025-03-18)Esta dissertação está situada nos estudos de influenciadores digitais e é delimitada por seus diversos modelos de negócios. A partir desta temática central, me proponho a responder a seguinte questão: como os influenciadores ... -
Proposições teórico-práticas de acessibilidade comunicativa na formação de jornalistas
(2025-03-13)Esta dissertação tem como objetivo problematizar a inserção da acessibilidade comunicativa nas práticas pedagógicas do ensino de jornalismo. A problemática que envolve a acessibilidade na comunicação e no jornalismo é ampla ... -
Conexões e vínculos: um olhar sobre as redes comunicativas entre mulheres
(2024-04-29)O Progredir Geoparque Quarta Colônia, programa de extensão financiado pelo governo federal e desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 2022 e 2023, ofertou cursos de curta duração com foco na ... -
Materialidades e actantes humanos e não humanos na apropriação tecnológica em laboratórios universitários de produção audiovisual
(2020-03-27)O número de mulheres participando de produções audiovisuais vem aumentando nas duas últimas décadas. Ainda assim, o número é muito menor comparado a participação de homens. A não apropriação deste espaço de produção é ... -
A vitrine da ciência pela perspectiva da agência Bori: uma análise de estratégias de divulgação tecnocientíficas por meio do jornalismo
(2024-04-15)Analisamos, nesta dissertação, relações estabelecidas entre o jornalismo e a ciência em um contexto marcado por desafios à divulgação científica que, apesar de terem raízes antigas, ficaram sobressalentes com a pandemia ... -
A guerra espiritual em voto: a circulação de sentidos no acontecimento #bolsonarosatanista nas eleições presidenciais de 2022
(2024-04-30)A plataformização, conforme descrita por Van Dijck et al. (2018), refere-se a um estágio da sociedade conectada em que as plataformas digitais penetram profundamente nas estruturas sociais, afetando instituições, transações ... -
Uma etnografia sobre o grupo de mães da CUFA de Passo Fundo/RS
(2024-02-20)O uso de smartphones está amplamente incorporado na rotina da grande maioria das pessoas, mas sendo apropriado de formas diferentes por elas porinúmeros fatores conforme cada cultura, contextos sociais, realidade socioeconômica ... -
O lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema
(2024-04-25)O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos ... -
Reflexos da aceleração do Tempo Social na Teoria do Gatekeeping
(2024-03-22)Este trabalho realiza uma investigação de cunho teórico em que a Teoria do Gatekeeping é tomada como objeto de análise. Assumimos o pressuposto de que o Jornalismo é uma instituição social da Modernidade (NEVEU, 2006), ... -
Cartografia das lógicas de plataformização do trabalho publicitário
(2024-02-21)Motivados pela inquietação em compreender o fenômeno da plataformização e sua interseção com o trabalho no campo da publicidade, nos questionamos: Quais são as lógicas de plataformização do trabalho publicitário que ... -
"Não é porque eu tô em casa, que eu consigo dar conta de tudo": o trabalho em home office entre mulheres na comunicação
(2024-03-25)Esta pesquisa tem o propósito de investigar a dinâmica de gênero considerando o trabalho informalizado e em home office na comunicação. O problema de pesquisa que norteia esta investigação é: Como se expressam as ... -
Leituras em um clique: consumo e práticas de leitura de livros digitais
(2024-03-22)Esta pesquisa se direciona compreender o consumo e as práticas de leitura de ebooks e audiobooks por estudantes universitários, a partir das questões de o que se lê, como e quando se lê, hábitos, motivações e propósitos. ... -
A recepção de livros de autoria de mulheres negras: representação e reconhecimento em leituras compartilhadas
(2023-12-19)A dissertação busca realizar um estudo de recepção das obras de autoria de mulheres negras nos clubes de leitura Lendo Mulheres Negras e Negras Escrituras, objetos principais, assim como outros clubes voltados à literatura ... -
Devorando a história: midiatização, circulação e estratégias discursivas no canal Comer História
(2024-03-25)Este trabalho tem como objetivo geral analisar os sentidos tecidos pelas estratégias discursivas produzidas em torno do canal Comer História. Para isso, foi realizada uma investigação inicial no Google Trends para se ... -
Ética e interculturalidade no tratamento midiático das migrações: da produção dos conteúdos à recepção dos migrantes
(2024-03-22)O presente trabalho trata da temática migratória, em uma perspectiva de construção de conhecimento junto a pessoas migrantes. Parte-se de uma abordagem qualitativa, que engloba pesquisa teórica e empírica, na tentativa ...