Leituras em um clique: consumo e práticas de leitura de livros digitais
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Data
2024-03-22Primeiro membro da banca
Domingos, Ana Cláudia Munari
Segundo membro da banca
Budag, Fernanda Elouise
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se direciona compreender o consumo e as práticas de leitura de ebooks e audiobooks por estudantes universitários, a partir das questões de o que se lê, como e quando se lê, hábitos, motivações e propósitos. O objetivo geral é compreender, a partir do consumo, como se configuram as práticas de leitura de livros digitais por estudantes universitários. Já os objetivos específicos são: a) explicar as mudanças nos modos de ler atribuídas pela Revolução digital; b) entender quais as características do leitor de livros atualmente; c) refletir sobre como o propósito de leitura atua no consumo, formato e suporte de leitura; d) analisar quais são as motivações para leitura do leitor universitário; e) identificar as racionalidades do consumo envolto por essas novas práticas de leitura. Portanto, a fundamentação teórica da dissertação está vinculada aos Estudos Culturais Latino-Americanos que entrelaça os conceitos de Consumo Cultural, Práticas de Leitura e Revolução Digital, com o aporte de Canclini (1997, 2003, 2008, 2015, 2020), Chartier (1998, 2011), Santaella (2007, 2014), Thompson (2013, 2021, 2023) e Winocur (2015), entre outros. O desenho da pesquisa é realizado a partir das discussões de Lopes (2010) e dividido em duas fases: 1) Reconhecimento do campo de estudo, construção do estado da arte e levantamento exploratório com dois questionários online, realizados nos anos de 2022 e 2023, voltados aos dados quantitativos; e 2) Imersão, operacionalização dos conceitos e categorias analíticas, por meio de Diários de leitura baseados na técnica de registro e coleta de Miranda (2019), aliados a entrevista semiestruturada com participação de sete estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. Para a análise dos dados qualitativos, houve a criação de quatro categorias: motivações do leitor, modos de leitura, consumo/acesso de leitura, e competência digital leitora. Por meio da pesquisa, foi possível observar a presença das seis racionalidades do consumo criadas por Néstor García Canclini, principalmente as racionalidades econômica, cultural e estética e simbólica, uma vez que o consumo do livro digital tem procura tanto para as leituras de entretenimento quanto para de estudo, a primeira vinculada às compras e a segunda às alternativas gratuitas na internet.
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