dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Brollo, Angela Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T15:52:07Z | |
dc.date.available | 2016-02-23T15:52:07Z | |
dc.date.issued | 2008-02-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1270 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This study is resulted of the project of research entitled Continuous Formation of
teachers in analysis. It objectifies to investigate which perception the teachers
possess concerning the Continuous Formation and of its accomplishment. The
theoretical contribution is based on Candau 1997, Nóvoa1991, Freire 2001. It is a
case study, of qualitative abordagem, whose data were collected through
questionnaires, as well as a documental analysis. About the nature and function of
the continuous formation, it can be said that the teachers that collaborated with this
study relate it with knowledge. Some speak in modernization, others in reflection on
the pedagogic practice. But there is a consent among the speeches about the
relationship of this with the improvement of the practice. In spite of they reveal the all
they value the continuous formation, the teachers still participate little of this process.
The manager can take for itself the task of guaranteeing the space for the formation
continued in the own school. Of the contributions of the formation continued for the
performance, the teachers highlighted the possibility to rethink the practice,
amplification of the knowledge and change in the form of to think and to act. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Gestor | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Formação continuada de professores em análise | por |
dc.title.alternative | Continuous formation of teachers in analysis | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação
Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os
professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O aporte
teórico está baseado em Candau 1997, Nóvoa1991, Freire 2001. Trata-se de um
estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de
questionários, bem como uma análise documental. Sobre a natureza e função da
formação continuada, pode-se dizer que os professores que colaboraram com este
estudo a relacionam com conhecimento. Alguns falam em atualização, outros em
reflexão sobre a prática pedagógica. Mas há um consenso entre as falas sobre a
relação desta com a melhoria da prática. Apesar de revelarem o quanto valorizam a
formação continuada, os professores ainda participam pouco deste processo. O
gestor pode tomar para si a tarefa de garantir o espaço para a formação continuada
na própria escola. Das contribuições da formação continuada para a atuação, os
professores destacaram a possibilidade de repensar a prática, ampliação do
conhecimento e mudança na forma de pensar e agir. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |