Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorBrollo, Angela Cardoso
dc.date.accessioned2016-02-23T15:52:07Z
dc.date.available2016-02-23T15:52:07Z
dc.date.issued2008-02-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1270
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis study is resulted of the project of research entitled Continuous Formation of teachers in analysis. It objectifies to investigate which perception the teachers possess concerning the Continuous Formation and of its accomplishment. The theoretical contribution is based on Candau 1997, Nóvoa1991, Freire 2001. It is a case study, of qualitative abordagem, whose data were collected through questionnaires, as well as a documental analysis. About the nature and function of the continuous formation, it can be said that the teachers that collaborated with this study relate it with knowledge. Some speak in modernization, others in reflection on the pedagogic practice. But there is a consent among the speeches about the relationship of this with the improvement of the practice. In spite of they reveal the all they value the continuous formation, the teachers still participate little of this process. The manager can take for itself the task of guaranteeing the space for the formation continued in the own school. Of the contributions of the formation continued for the performance, the teachers highlighted the possibility to rethink the practice, amplification of the knowledge and change in the form of to think and to act.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleFormação continuada de professores em análisepor
dc.title.alternativeContinuous formation of teachers in analysiseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O aporte teórico está baseado em Candau 1997, Nóvoa1991, Freire 2001. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de questionários, bem como uma análise documental. Sobre a natureza e função da formação continuada, pode-se dizer que os professores que colaboraram com este estudo a relacionam com conhecimento. Alguns falam em atualização, outros em reflexão sobre a prática pedagógica. Mas há um consenso entre as falas sobre a relação desta com a melhoria da prática. Apesar de revelarem o quanto valorizam a formação continuada, os professores ainda participam pouco deste processo. O gestor pode tomar para si a tarefa de garantir o espaço para a formação continuada na própria escola. Das contribuições da formação continuada para a atuação, os professores destacaram a possibilidade de repensar a prática, ampliação do conhecimento e mudança na forma de pensar e agir.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples