Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrittes, Letícia Ramalho
dc.creatorVargas, Patricia Vasconcelos de
dc.date.accessioned2018-03-15T12:35:21Z
dc.date.available2018-03-15T12:35:21Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12710
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractFrom the comprehension that manager action has become a complex and hard work, considering that it needs to answer the necessities of the system, and at the same time answer the necessities and peculiarities related to the school in an efficient way, it supposes that this subject presents as a crucial articulator to the implementation of democratic processes in school. In that context, this study was structured, that aims analyzing and comprehends which are the managers perspectives and challenges of the public schools in Uruguaiana focused on democratic management. This study works in a qualitative approach through a case study analysis. In the data collection it will be used these analytical tools: participant observation and a questionnaire. Based on the analysis and answers of the participants it was possible present some relevant considerations in relation to school management practices, understanding many aspects of democratic management and the function of the manager in that process. We believe that some discussions and studies related to the school democratization process lead us to face new possible ways which could interfere in relevant changes in education field.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPerspectivaspor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocráticapor
dc.subjectPerspectiveseng
dc.subjectChallengeseng
dc.subjectManagerseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titlePerspectivas e desafios dos gestores municipais de Uruguaiana, com vistas à gestão democráticapor
dc.title.alternativePerpections and chalends from municipals managers from Uruguaiana, with manager’s democratic visiteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPartindo do entendimento de que a atuação do gestor tem se tornado tarefa difícil e complexa, pois precisa cumprir com as demandas de um sistema e ao mesmo tempo atender as necessidades e particularidades relacionadas à sua escola de forma eficiente e competente, presume-se que o mesmo se revela em um importante articulador para a implementação e efetivação dos processos de democratização da escola. Diante desse contexto é que foi estruturado o presente estudo, com o objetivo de analisar e compreender quais as perspectivas e os desafios dos gestores da rede municipal de Uruguaiana com vistas à gestão democrática. Nesse trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Na coleta de dados foram usados os seguintes instrumentos: observação participante e um questionário. Com base nas observações e análises dos questionários foi possível levantar considerações relevantes com relação a prática da gestão escolar, compreendendo diversos aspectos da gestão democrática e da função do gestor nesse processo. Acredita-se que as discussões e estudos relacionados aos processos de democratização da escola levam a possíveis caminhos que conduzem as mudanças tão almejadas na educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto