Mostrar registro simples

dc.creatorFochesatto, Elias
dc.date.accessioned2018-03-15T12:47:59Z
dc.date.available2018-03-15T12:47:59Z
dc.date.issued2017-03-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12711
dc.description.abstractThis work reflects the ethical proposal of Hans Jonas, based on his work O princípio responsabilidade, which presents as a requirement the appropriation of a new ethics by contemporary technological society. The jonasian position in defense of the value and dignity of life is a central issue that articulates this study and integrates the different moments of the author's philosophical itinerary. The starting point is the critique of modernity built around the Baconian ideal, which elevates scientific knowledge to the form of a power of domination of man over nature. Jonas's understanding of modern technique leads him to take it as an element responsible for the change in the nature of human action and, consequently, for the implementation of an ethics based on a new principle. The contemporary techno scientific society would have strengthened the capacity for human action that threatens, as never before, the continuity of conditions that enable the authenticity of life. The philosophy of jonasian life comprises a theoretical effort that seeks to integrate the dimensions of life by understanding it as a psychophysical unit. Possessing self-worth, her dignity becomes a right and a duty. Because of this, Jonas erects responsibility as an ethical principle that reinforces the duty of life to care for life, especially a specific way of life: the human. It constitutes the concept of responsibility in terms of the totality, continuity and future of man so that man can fully recognize himself as a rational being, a condition of freedom that makes him a being of responsibility. The method used to achieve what his ethics proposes is fear, the heuristic of fear. Referring to the figures of the father and the public ruler, Jonas points out the paradigmatic models of his theory, which has in the child - newborn - the original and archetypal object of responsibility that proposes.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResponsabilidadepor
dc.subjectTécnicapor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectVidapor
dc.subjectDignidadepor
dc.subjectHans Jonaspor
dc.subjectResponsibilityeng
dc.subjectTechniqueeng
dc.subjectEthiceng
dc.subjectLifeeng
dc.subjectDignityeng
dc.titleExigências filosóficas e éticas para a técnica moderna em “O Princípio Responsabilidade” de Hans Jonaspor
dc.title.alternativePhilosophical and ethical requirements for modern technique in “O Princípio Responsabilidade” by Hans Jonaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho reflete a proposta ética de Hans Jonas, tendo por base sua obra O princípio responsabilidade, que apresenta, como uma exigência, a apropriação de uma nova ética por parte da sociedade tecnológica contemporânea. A posição jonasiana em defesa do valor e da dignidade da vida é questão central que articula este estudo e integra os diferentes momentos do itinerário filosófico do autor. O ponto de partida é a crítica à modernidade construída em torno do ideal baconiano, que eleva o conhecimento científico à forma de um poder de dominação do homem sobre a natureza. A compreensão jonasiana da técnica moderna leva-o a tomá-la como elemento responsável pela modificação na natureza do agir humano e, por conseguinte, pela implementação de uma ética pautada em um novo princípio. A sociedade tecnocientífica contemporânea teria fortalecido a capacidade de ação humana que ameaça, como nunca antes, a continuidade de condições que viabilizem a autenticidade da vida. A filosofia da vida jonasiana compreende um esforço teórico que busca integrar as dimensões da vida compreendendo-a como unidade psicofísica. Possuidora de valor próprio, sua dignidade torna-se um direito e um dever. Em função disso, Jonas erige a responsabilidade como princípio ético que reforça o dever da vida em zelar pela vida, sobretudo uma forma de vida específica: a humana. Constitui o conceito de responsabilidade em termos de totalidade, continuidade e futuro do homem para que este, integralmente, possa se reconhecer como ser racional, uma condição de liberdade que o faz um ser de responsabilidade. O método utilizado para atingir o que sua ética propõe é o temor, a heurística do temor. Remetendo-se às figuras do pai e do governante público, Jonas aponta os modelos paradigmáticos de sua teoria, que tem na criança – recém-nascido – o objeto originário e arquetípico da responsabilidade que propõe.por
dc.contributor.advisor1Krassuski, Jair Antônio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5559214547314711por
dc.contributor.referee1Grzibowski, Silvestre
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408por
dc.contributor.referee2Carbonari, Paulo César
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7658670743700576por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8343422264876364por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International