dc.creator | Quaiatto, Denise Belitz | |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T12:06:55Z | |
dc.date.available | 2018-03-16T12:06:55Z | |
dc.date.issued | 2016-09-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12725 | |
dc.description.abstract | This paper aims at presenting the need for local history of education with the production of a
textbook on the history of Santa Maria and the region facing the fundamental series. At first it
will be presented a brief history of the textbook in Brazil from the primary education
institution in the first half of the nineteenth century. Next, the concept of historical
consciousness for the construction of citizenship will be presented, followed by important
local history of education in the construction of historical subjects. From a reflection abouf
the local historiography, finally, the proposal for a material for educational use from the
academic production and nonacademic on the history of Santa Maria and the region will be
presented. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | História local | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Teaching history | eng |
dc.subject | Local history | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.title | Ensino de história local: uma história didática de Santa Maria e região | por |
dc.title.alternative | Local history teaching: a didacticism history of Santa Maria and region | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem por objetivo expor a importância do ensino de História local na construção
de sujeitos históricos. A partir da argumentação, pretende-se apresentar como produto da
discussão, um livro didático sobre a história de Santa Maria e região voltado para as séries
iniciais. Em um primeiro momento será apresentada uma breve trajetória do livro didático no
Brasil a partir da instituição do ensino básico na primeira metade do século XIX. A seguir,
será apresentado o conceito de consciência histórica para a construção da cidadania, seguido
da importância do ensino de História Local na construção dos sujeitos históricos. A partir de
uma reflexão sobre a produção historiográfica local, finalmente, será apresentada a proposta
de um material para uso didático a partir da produção acadêmica e não acadêmica sobre a
História de Santa Maria e região. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, José Iran | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1466425361587196 | por |
dc.contributor.referee1 | Biasóli, Vitor Otávio Fernandes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6729909256766404 | por |
dc.contributor.referee2 | Barroso, Véra Lucia Maciel Barroso | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0645444254662282 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3984449909827624 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |