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dc.contributor.advisorBrandão, Janaína Balk
dc.creatorDalpra, Alzenei Valentin
dc.date.accessioned2018-03-19T13:29:30Z
dc.date.available2018-03-19T13:29:30Z
dc.date.issued2015-10-19
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12745
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2015.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmbiente internopor
dc.subjectAmbiente externopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.titleGestão organizacional e perspectivas institucionais: análise da postura estratégica da cooperativa agropecuária Vista Alegre LTDApor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAgricultura Familiar Camponesa e Educação do Campopor
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo averiguar a estratégia competitiva adotada por uma cooperativa de assentados da reforma agrária, voltados para a produção láctea, compreendendo seu ambiente de atuação, destacando os aspectos organizacionais e administrativos, através de um Estudo de Caso. Para tanto, propõe-se o resgate do processo de constituição da cooperativa, verificando as características do ambiente institucional que compunham o cenário da época e como se dá a participação das pessoas neste processo. Objetiva ainda, levantar as principais fortalezas e fraquezas da instituição bem como, identificar a missão, visão e valores, avaliando o ambiente interno e externo, identificando oportunidades e ameaças, embasando a orientação para a organização. Os resultados apontam para a predominância de pontos fortes no ambiente interno e ameaças no ambiente externo o que coloca a instituição numa postura de manutenção. Focada na produção e industrialização láctea de base agroecológica, observase que a estratégica competitiva de diferenciação adotada é adequada aos propósitos da organização. Dentre os pontos fracos da organização, dá-se destaque para: escassez de recursos financeiros o que limita as atividades; falta de um planejamento bem definido, especialmente no longo prazo; estrutura física necessita reformas, o que implica em custos e incerteza; motivação somente por recompensas, por objetivos. Já entre os pontos fortes, aponta-se como mais relevantes: o fato de existir uma forte consciência ideológica; o comprometimento dos associados; o trabalho e bens de produção coletivos; a sintonia de objetivos; o trabalho com respeito ao meio ambiente; o uso de metodologia de trabalho participativa; a gestão baseada na construção coletiva de decisões. Nas ameaças (externas) evidência para: dependência de recursos externos; mudanças da política e economia; legislação. Por fim, entre as oportunidades, observa-se principalmente a possibilidade de parcerias com outras entidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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