Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Cláudia Letícia de Castro do
dc.creatorTrevisan, Priscila
dc.date.accessioned2018-03-19T15:51:19Z
dc.date.available2018-03-19T15:51:19Z
dc.date.issued2014-11-05
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12752
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe theme democratic management has been discussed since it is seen as a means to build an emancipatory, autonomous school. When we talk about the envisaged partnership between school, family and society it is necessary the participation of everyone and school should promote practices that help to structure this partnership possible creating a greater involvement of the whole society in the teaching and learning process of students. This research is a study about the management model described in a school of Passa Sete/RS/Brazil city, verifying the importance and participation of all segments in building and directing educational activities of the school, since it can be considered a democratic school with a management focused on promoting quality education with enthusiasm and commitment of all. The study will analyze with the principal, pedagogical team, teachers and students the process of democratic administration in this school. The study was conducted in a qualitative approach and a questionnaire with open questions was used as a research technique. Data were analyzed with the technique of Content Analysis and allow to see that the researched school is developing a model of democratic governance, promoting actions where values and encourages family and community collaboration to improving the quality of teaching to happening equitably and quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão escolar democrática: estudo de caso em uma escola estadual de ensino médio do município de Passa Sete - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO tema gestão democrática vem sendo muito discutido, pois é visto como um dos meios para a construção de uma escola emancipatória e autônoma. Quando falamos da almejada parceria entre a escola, família e sociedade convocam-se a participação de todos e a escola deve promover práticas que ajudam a estruturar esta possível parceria criando um maior envolvimento de toda a sociedade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso acerca de descrever o modelo de gestão em uma escola X de Passa Sete, verificando a importância e a participação de todos os segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas da escola, podendo a mesma ser considerada uma escola democrática com uma gestão voltada para a promoção de uma educação de qualidade com envolvimento e comprometimento de todos. O estudo se delimitará a analisar junto a diretora, equipe pedagógica, funcionário, professores e alunos como acontece o processo de gestão democrática nesta escola. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa e como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas. De posse dos dados, com a técnica de análise de conteúdo, os resultados foram analisados e, ao final, pode-se constatar que a escola pesquisada está desenvolvendo o modelo de gestão democrática, promovendo ações, em que se valoriza e incentiva a colaboração da família e comunidade para a melhoria da qualidade de ensino acontecendo uma educação igualitária e de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto