dc.contributor.advisor | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.creator | Trevisan, Priscila | |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T15:51:19Z | |
dc.date.available | 2018-03-19T15:51:19Z | |
dc.date.issued | 2014-11-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12752 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The theme democratic management has been discussed since it is seen as a means to build an emancipatory, autonomous school. When we talk about the envisaged partnership between school, family and society it is necessary the participation of everyone and school should promote practices that help to structure this partnership possible creating a greater involvement of the whole society in the teaching and learning process of students. This research is a study about the management model described in a school of Passa Sete/RS/Brazil city, verifying the importance and participation of all segments in building and directing educational activities of the school, since it can be considered a democratic school with a management focused on promoting quality education with enthusiasm and commitment of all. The study will analyze with the principal, pedagogical team, teachers and students the process of democratic administration in this school. The study was conducted in a qualitative approach and a questionnaire with open questions was used as a research technique. Data were analyzed with the technique of Content Analysis and allow to see that the researched school is developing a model of democratic governance, promoting actions where values and encourages family and community collaboration to improving the quality of teaching to happening equitably and quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Gestão escolar democrática: estudo de caso em uma escola estadual de ensino médio do município de Passa Sete - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema gestão democrática vem sendo muito discutido, pois é visto como um dos meios para a construção de uma escola emancipatória e autônoma. Quando falamos da almejada parceria entre a escola, família e sociedade convocam-se a participação de todos e a escola deve promover práticas que ajudam a estruturar esta possível parceria criando um maior envolvimento de toda a sociedade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso acerca de descrever o modelo de gestão em uma escola X de Passa Sete, verificando a importância e a participação de todos os segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas da escola, podendo a mesma ser considerada uma escola democrática com uma gestão voltada para a promoção de uma educação de qualidade com envolvimento e comprometimento de todos. O estudo se delimitará a analisar junto a diretora, equipe pedagógica, funcionário, professores e alunos como acontece o processo de gestão democrática nesta escola. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa e como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas. De posse dos dados, com a técnica de análise de conteúdo, os resultados foram analisados e, ao final, pode-se constatar que a escola pesquisada está desenvolvendo o modelo de gestão democrática, promovendo ações, em que se valoriza e incentiva a colaboração da família e comunidade para a melhoria da qualidade de ensino acontecendo uma educação igualitária e de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |