Estudo sobre como fatores motivacionais e de satisfação podem levar à qualificação do serviço público e ao bem-estar dos funcionários da Prefeitura de São Leopoldo
Resumo
É indiscutível o importante papel que o gestor público vem adquirindo nos últimos anos, com
a finalidade de otimizar os recursos públicos e valorizar seu quadro de servidores, na busca de
melhores resultados e maior qualidade de vida para estes. Sendo o servidor a grande “matéria-prima”
para que a máquina pública funcione de forma eficiente, este artigo tem o objetivo de identificar e
analisar quais os fatores da instituição que podem influenciar a motivação e a satisfação destes
servidores, demonstrando, por parte da organização, a vontade de qualificar e oferecer o bem-estar ao
seu quadro de pessoal, fazendo com que estes servidores deem mais valor aos seus trabalhos e à
instituição que representam. O estudo avaliou os servidores do município de São Leopoldo,
procurando saber como está a sua motivação e satisfação. Primeiramente, buscaram-se, na doutrina, os
conceitos importantes para saber o que significa motivação e satisfação no ambiente de trabalho e de
que forma isso pode levar a ser uma importante ferramenta de gestão e de mudança na cultura da
organização. Após, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, de caráter quantitativo e
exploratório-descritivo, para 310 servidores de carreira, lotados no Centro Administrativo Municipal.
Para a interpretação dos dados, usaram-se a Teoria de Maslow e a Teoria de Herzberg. Os resultados
apontam, de modo geral, para uma motivação no trabalho, considerando a relação com colegas,
chefias e a própria atuação como servidor público, mas tiveram alguns destaques de insatisfações,
como a falta de uma política por merecimento, aperfeiçoamento e amparo funcional.
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