Ações em educação ambiental e suas relações com a interdisciplinaridade e cidadania: o caso do projeto social “Educação Ambiental na Vila Kennedy”
Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo analisar os limites e as possibilidades que
permeiam a relação “educação ambiental -interdisciplinaridade- cidadania”. Sendo
assim, procurou-se elucidar quais as possíveis transformações que projetos sociais
em educação ambiental podem instigar em um cenário educacional formal
estabelecido, por meio de ações educativas interdisciplinares e de estímulo a
cidadania. Tendo como objeto de pesquisa o projeto social “Educação Ambiental na
Vila Kennedy”, promovido pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Ação - CEMPA,
esse trabalho foi desenvolvido junto a Creche Municipal Fiori Druck na Vila Kennedy,
em Santa Maria-RS, no decorrer do ano letivo de 2007. Como base para a fonte de
pesquisa foram utilizadas as técnicas de observação participante, relatos e a
realização de entrevistas semi-estruturadas com integrantes da comunidade escolar
e do projeto social. A análise qualitativa realizada considera o projeto analisado para
além do espaço escolar, levando em consideração a influência que as ações em
educação ambiental possam ter originado nas vidas cotidianas das pessoas
envolvidas e de que forma promoveram o exercício da cidadania na comunidade. A
monografia foi norteada pelas seguintes questões: a) ampliação do entendimento da
comunidade acerca do tema ambiente; b) possibilidade de superação da estrutura
disciplinar e c) inserção da temática ambiental nas disciplinas da escola, no qual
desvelam possíveis indicadores cotidianos de limitações e perspectivas que projetos
sociais em educação ambiental, realizados em escolas públicas e comunidades
urbanas, podem apresentar no decorrer de seu processo.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]