dc.contributor.advisor | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.creator | Beling, Vívian Jamile | |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T15:13:12Z | |
dc.date.available | 2018-03-20T15:13:12Z | |
dc.date.issued | 2014-12-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12765 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Considering growing preoccupation concerning to violence in contemporary society, especially those which occur in an educational context, grounded in researches that report this importanceand difficult to find positive strategies to confront these situations.The present paper has as objective to investigate the extent to whichconcept of management can to contribute the delimitation of positive strategies to confrontation of indiscipline and violence in an educational context. This characterized as exploratory research, of quality approach, typed of bibliographic review. As atheoretical backgroundused mainly: Lück (2006), Oliveira (2011) e Libâneo (2004), to discuss concerning to the management concept; Morais (1995), La Taille (1998), Puig (1998), Garcia (1999), and Arroyo (2007) to comprehend representations and significations of indiscipline and violence in as educational context, and what this issues tell us about school. Starting from the discussions,it concludes that indiscipline and violence in an educational context, more than a problem in practices of teachers, it tell us how much about the role schools meet in a contemporary society.In this senseindicates the necessity of changing paradigm concerning to the comprehension of management educational concept, exceeding management, and incorporatingnecessity of participation and compensator role of education in unequal society like our one. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.subject | Violências no contexto escolar | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Indiscipline | eng |
dc.subject | Violence in an educational context | eng |
dc.title | A gestão no enfrentamento da indisciplina e das violências no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | The management on confrontation of the indiscipline and violence at school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Considerando a crescente preocupação acerca das violências na sociedade contemporânea, em especial as que acontecem no contexto escolar, e embasado em pesquisas que relatam o sentimento de impotência, e a dificuldade em encontrar estratégias positivas de enfrentamento destas situações, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida o conceito de gestão pode contribuir no delineamento de estratégias positivas para o enfrentamento da indisciplina e das violências no contexto escolar. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Como referencial teórico utilizou-se principalmente: Lück (2006), Oliveira (2011) e Libâneo (2004), para discussões acerca do conceito de gestão; Morais (1995), La Taille (1998), Puig (1998), Garcia (1999; 2008; 2009), e Arroyo (2007) para compreender as representações e significações da indisciplina e das violências no contexto escolar, e o que estas questões têm a dizer a respeito da escola. A partir das discussões concluísse que a indisciplina e as violências no contexto escolar, mais do que um problema nas práticas de professores, têm muito a dizer sobre o papel que cumpre a escola na sociedade contemporânea, e neste sentido se indica a necessidade de uma mudança de paradigma no que tange a compreensão do conceito de gestão escolar, ultrapassando a administração, e incorporando a necessidade de participação e o papel transformador da educação em uma sociedade desigual como a nossa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |