Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Jorge Luiz da
dc.creatorBeling, Vívian Jamile
dc.date.accessioned2018-03-20T15:13:12Z
dc.date.available2018-03-20T15:13:12Z
dc.date.issued2014-12-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12765
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractConsidering growing preoccupation concerning to violence in contemporary society, especially those which occur in an educational context, grounded in researches that report this importanceand difficult to find positive strategies to confront these situations.The present paper has as objective to investigate the extent to whichconcept of management can to contribute the delimitation of positive strategies to confrontation of indiscipline and violence in an educational context. This characterized as exploratory research, of quality approach, typed of bibliographic review. As atheoretical backgroundused mainly: Lück (2006), Oliveira (2011) e Libâneo (2004), to discuss concerning to the management concept; Morais (1995), La Taille (1998), Puig (1998), Garcia (1999), and Arroyo (2007) to comprehend representations and significations of indiscipline and violence in as educational context, and what this issues tell us about school. Starting from the discussions,it concludes that indiscipline and violence in an educational context, more than a problem in practices of teachers, it tell us how much about the role schools meet in a contemporary society.In this senseindicates the necessity of changing paradigm concerning to the comprehension of management educational concept, exceeding management, and incorporatingnecessity of participation and compensator role of education in unequal society like our one.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectViolências no contexto escolarpor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectIndisciplineeng
dc.subjectViolence in an educational contexteng
dc.titleA gestão no enfrentamento da indisciplina e das violências no contexto escolarpor
dc.title.alternativeThe management on confrontation of the indiscipline and violence at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoConsiderando a crescente preocupação acerca das violências na sociedade contemporânea, em especial as que acontecem no contexto escolar, e embasado em pesquisas que relatam o sentimento de impotência, e a dificuldade em encontrar estratégias positivas de enfrentamento destas situações, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida o conceito de gestão pode contribuir no delineamento de estratégias positivas para o enfrentamento da indisciplina e das violências no contexto escolar. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Como referencial teórico utilizou-se principalmente: Lück (2006), Oliveira (2011) e Libâneo (2004), para discussões acerca do conceito de gestão; Morais (1995), La Taille (1998), Puig (1998), Garcia (1999; 2008; 2009), e Arroyo (2007) para compreender as representações e significações da indisciplina e das violências no contexto escolar, e o que estas questões têm a dizer a respeito da escola. A partir das discussões concluísse que a indisciplina e as violências no contexto escolar, mais do que um problema nas práticas de professores, têm muito a dizer sobre o papel que cumpre a escola na sociedade contemporânea, e neste sentido se indica a necessidade de uma mudança de paradigma no que tange a compreensão do conceito de gestão escolar, ultrapassando a administração, e incorporando a necessidade de participação e o papel transformador da educação em uma sociedade desigual como a nossa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto