[Trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional inovadora
Resumo
Este trabalho monográfico tem como temática central a [trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional sob a perspectiva da inovação. O objetivo geral é analisar as concepções de gestão educacional que permeiam o Projeto Político Pedagógico (PPP) de Licenciatura em Pedagogia Diurno Presencial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e como estas aproximam-se/distanciam-se da ideia de educação na cultura digital. Especificamente, temos os seguintes objetivos: a) compreender a ênfase dada à formação do pedagogo/gestor nas políticas públicas de formação de professores; b) analisar a importância dada pelas políticas públicas de educação, específicas a formação de professores, aos processos auto[trans]formativos do pedagogo/gestor na cultura digital; c) identificar quais concepções de gestão educacional predominam no PPP do Curso de Licenciatura em Pedagogia Diurno Presencial da UFSM e que relações estabelecem com a cultura digital. O processo metodológico envolveu a pesquisa bibliográfica baseada nas diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos proposta por Severino (2007) e a análise de documentos legais fundamentada na perspectiva de Chizzotti (2010). A definição teórico-conceitual foi construída a partir dos conceitos: Curso de Pedagogia, gestão educacional, projeto político pedagógico, formação de professores e cultura digital em sintonia com os pressupostos freirianos. O PPP do Curso está em consonância com os documentos legais analisados, contudo, inferimos que pelo fato do referido PPP considerar minimamente a cultura digital como referência curricular na formação do futuro pedagogo/gestor, demonstra distanciamento da referência cultural das novas gerações, sendo esta um aspecto importante destacado nas DCN para o Curso de Pedagogia.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: