Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
Abstract
No município de Passo Fundo, há um projeto de formação continuada para os
professores da rede municipal de ensino. Ele visa garantir e promover espaços de
estudos para o desenvolvimento profissional dos professores que compõem o
sistema municipal de ensino, contemplando a articulação entre teoria e prática, onde
os professores sejam sujeitos do processo educativo, buscando a construção de
novos saberes com base na relação entre os conhecimentos acumulados e as
experiências do cotidiano escolar. Com o objetivo de verificar as metodologias
utilizadas na formação continuada em serviço nas Escolas Municipais de Passo
Fundo que abordaram o tema Educação Inclusiva no ano de 2008 e conhecer a
visão dos gestores na formação, foram realizadas entrevistas com os gestores de
sete escolas do município. Através da entrevista estruturada, procurou-se
compreender como ocorreu a formação, verificar o tempo utilizado, constatar as
metodologias utilizadas e verificar quais obtiveram resultados satisfatórios. E
concluiu-se que a maioria dos gestores prepararam a formação continuada de
acordo com os interesses da escola, usando metodologias de fácil execução. As
escolas que organizaram a formação pretendendo a preparação dos professores
para a inclusão, utilizaram a mistura de várias metodologias como: texto, vídeo e
palestrantes. A avaliação feita por esses gestores é que a formação sobre o tema
educação inclusiva permite aos professores o conhecimento sobre o assunto e a
aceitação de que essa é a realidade das escolas, mas nenhum dos gestores afirma
que os professores estão preparados para trabalhar a inclusão.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]