Desenvolvimento motor de crianças: relação entre desempenho real e o percebido dos pais
Resumo
Objetivo: verificar a relação entre o desempenho real das crianças e o percebido pelos pais. Material e métodos: estudo descritivo, realizado com 19 crianças e seus respectivos pais ou responsáveis, pertencentes a seis escolas e creches particulares da região centro da cidade de Santa Maria – RS. Para avaliar o desenvolvimento motor das crianças foi utilizado o instrumento Peabody Developmental Motor Scales2 (PDMS-2) e para verificar a percepção dos pais em relação ao desenvolvimento motor de seus filhos foi realizada uma entrevista, estruturada a partir do instrumento Peabody Developmental Motor Scales2 (PDMS-2). Resultados: estatisticamente houve diferença entre as médias dos postos, real e percebida, para as capacidades motoras fina, grossa e total, assim como para o subteste postural e de integração visuo-motora. De acordo com a escala do PDMS-2 os pais percebem as crianças além do que elas executaram apenas para o subteste de integração visuo-motora e para as capacidades motoras fina e total.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: