Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazzetti, Cleonice Maria
dc.creatorWinterhalter, Diolinda Franciele
dc.date.accessioned2018-03-23T13:07:38Z
dc.date.available2018-03-23T13:07:38Z
dc.date.issued2014-07-09
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12792
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the management of early childhood education for the care of small children - children from birth to three years old - in the municipality of Santa Maria-RS. In this research, specifically aimed to: develop the historical course of incorporation of early childhood education in Santa Maria-RS; investigate public and educational policies aimed at Early Childhood Education in Brazil and Santa Maria-RS, aiming to understand the actions aimed at the management of children zero to three years, and to identify actions and strategies implemented in the management of the municipality of Santa Maria-RS to care of children zero to three years in kindergarten. To do so, we developed a documentary research, the Municipal Board of Education - CMESM with the analysis of Pedagogical and Curricular Projects Regiments School of Municipal Schools Early Childhood Education and contracted out, as well as studies and gathering information on laws, policies perceived as public and educational, as well as other materials such as newspapers and documents obtained from the City Hall. With conceptual approach of Educational Management, this study provided insight in historical and political perspective, the care of children in Brazilian and holy-Mariense Childhood Education. As expected this new paradigm, we sought to develop the theoretical aspects in the macro, national, and micro, municipal (LUCK, 2011; Mainardes, 2007). This way of organizing the issues addressed permitted to understand the care in Children's Education in general and not only for children from birth to three years, which is considered a capability in view of the perception of the need for all parties to understand. From the contextual elements raised during the extensive research approach were also identified in the management of early childhood education for the care of children from birth to three years old in Santa Maria-RS, in the context of public schools, the number of children who are enrolled and class organization. Thus, it was possible to diagnose the care of this age group in kindergarten identifying that all schools meet at least one of the segments contained between zero and five years old.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão da educação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectEducação da criança de zero a três anospor
dc.subjectManagement of early childhood educationeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectEducation of children from birth to three yearseng
dc.titleA gestão da educação infantil para a criança de zero a três anos no município de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeManagement of early childhood education for child from zero to three years in the city of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender a gestão da Educação Infantil para o atendimento da pequena infância - crianças de zero a três anos de idade - no município de Santa Maria-RS. Nesta pesquisa, de modo específico, objetivou-se: elaborar o percurso histórico de constituição da Educação Infantil no município de Santa Maria-RS; investigar políticas públicas e educacionais voltadas à Educação Infantil no Brasil e em Santa Maria-RS, visando compreender as ações destinadas ao atendimento da criança de zero a três anos, e identificar ações e estratégias criadas na gestão do município de Santa Maria-RS para o atendimento das crianças de zero a três anos na Educação Infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, no Conselho Municipal de Educação – CMESM com a análise de Projetos Pedagógico-Curriculares e Regimentos Escolares das Escolas Municipais de Educação Infantil e conveniadas, bem como, estudos e coleta de informações em legislações, entendidas como políticas públicas e educacionais, assim como outros materiais como jornais e documentos obtidos na Prefeitura Municipal. Com abordagem conceitual da Gestão Educacional, tal estudo permitiu evidenciar, em perspectiva histórica e política, o atendimento das crianças na Educação Infantil brasileira e santa-mariense. Conforme prevê este novo paradigma, buscou-se desenvolver os aspectos teóricos em contexto macro, nacional e, micro, municipal (LUCK, 2011; MAINARDES, 2007). Esta forma de organizar as questões abordadas permitiu compreender o atendimento na Educação Infantil de modo geral e não só para a criança de zero a três anos, o que se considera uma potencialidade tendo em vista a necessidade de percepção do todo para compreender as partes. A partir dos elementos contextuais levantados durante a pesquisa de abordagem ampla, também foram identificados na gestão da Educação Infantil para o atendimento das crianças de zero a três anos de idade em Santa Maria- RS, no contexto das escolas públicas, o número de crianças que estão matriculadas e a organização das turmas. Nesse sentido, foi possível fazer o diagnóstico do atendimento desta faixa etária na Educação Infantil identificando que todas as escolas atendem a pelo menos um dos segmentos contidos entre zero e cinco anos de idade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto