Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorBrito, Emídio Fontenele de
dc.date.accessioned2016-02-25T15:28:04Z
dc.date.available2016-02-25T15:28:04Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1279
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis essay looks up an approach of curriculum, as condition of possibility of participatory democracy in school. Curriculum is understood as those concerns and meanings effectively shared by the school community, in a wide aggregation of conflict relationship, which may be perceived in the speech emitted by their agents, namely, teachers, management core, students, school staff and parents. Therefore we will make a consideration of representations about education and school management of an elementary public school of the municipality of Fortaleza, Ceará. These representations, as they are permeated by “conflict speech” by the institutionalization of a specific way of understanding and organizing the school space, must be viewed in the context which cause them, namely, influences of the economic models and of the capitalist state, as well as by the every day manner of perceiving and analyze the reality of the educational community. Educational management is understood as those configurating policies and actions which cause influence considerably to the school in its decisions, but which suffer local interpretations as a way to jeer the dominating official orientations. Local school space is considered as public sphere able to house different opinions and qualities of interaction, and because of that able to create those pedagogical and management conditions specific to the conformation of students and, thus, to institutionalize, in anticipation, a democratic and participatory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectDemocraciapor
dc.titleO currículo como possibilidade da democracia escolar: o que pensam de educação e de gestão a comunidade educativa de uma escola da rede pública municipal de Fortalezapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho procura mostrar o currículo como condição de possibilidade da democracia participativa na escola. O currículo é entendido como aqueles interesses e significados compartilhados efetivamente pela comunidade escolar, dentro de um conjunto amplo de relações conflituosas, que pode ser constatado nos discursos emitidos pelos seus agentes, a saber, professores, gestores, alunos, funcionários e pais. Portanto, vamos fazer uma consideração das representações a respeito da educação e da gestão escolar de uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza, Ceará. Essas representações, por serem permeadas por “falas em conflito” pela institucionalização de um modo específico de compreender e organizar o espaço escolar, devem ser vistas dentro dos contextos que as possibilitam, a saber, as influências dos modelos econômicos e do Estado capitalista, como também pelo modo cotidiano de perceber e analisar a realidade da comunidade educativa. A gestão educacional é aqui entendida como aquelas políticas e ações configuradoras que influenciam consideravelmente a escola em suas decisões, mas que sofrem interpretações locais como forma de burlar as orientações oficiais dominadoras. O espaço local da escola é pensado como esfera pública capaz de abrigar diferentes opiniões e qualidades de interação, e por isso mesmo capaz de criar aquelas condições pedagógicas e de gestão específicas à formação dos alunos e, assim, institucionalizar, previamente, uma sociedade democrática e participativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples