dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Brizzi, Maristela Luisa Stolz | |
dc.date.accessioned | 2016-02-25T15:36:13Z | |
dc.date.available | 2016-02-25T15:36:13Z | |
dc.date.issued | 2009-11-03 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1280 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a Specialization Monograph of the Lato Sensus Post graduated Course
on Environmental Education, edition held in 2008 and 2009 by Federal University of Santa
Maria in Panambi. The purpose of this research was firstly identify with the schools of basic
education around 36th CRE and some Web Portals available on the Internet, which already
exist and how to present the concepts involving environment and radiation to produce a
portal as a virtual learning material to be used for teachers and students from Basic
Education Schools. The methodological axis of the research emphasized time of interview,
bibliography analysis, the portal production, dissemination and evaluation itself on basic
education schools. Initially we attempted to know from schools, what and how they work the
concepts associated with Environment and Radiation. This discussion occurred through
interviews with teachers from two schools: Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo
and Escola Municipal Joaquim Porto Vila Nova. The interviews highlight the need to present
the topics in schools, as well as, we can propose educational strategies to promote the
learning concepts associated with it. After the conversation with teachers, we analyzed some
web portals/sites on the Internet. We tried to select and evaluate the portals as learning
enhancers involving the subject. After that, came the portal production as a space of
reference for discussing aspects of Radiation, legislation, containing images, videos,
interviews, etc. This portal was presented to 3rd graders students of high school at Colégio Sagrado Coração de Jesus, Ijuí, RS, which could interact through the portal interacting space, a wiki structure. It is believed that the portal may be a meaningful tool for many schools and teachers who want to develop their virtual teaching material and to develop a work proposal involving environmental education beyond school space and time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Radiações | por |
dc.subject | Portal educacional | por |
dc.title | Produção de um portal educacional para ensinar e aprender conceitos sobre ambiente e radiações na educação básica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse documento apresenta a Monografia de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato
Sensu Especialização em Educação Ambiental, edição realizada em 2008 e 2009 pela
Universidade Federal de Santa Maria no Pólo de Panambi. O objetivo dessa pesquisa é
primeiramente identificar junto as Escolas de Educação Básica da 36ª CRE e alguns portais
disponíveis na Internet, o que já existe e como se apresentam os conceitos envolvendo
Ambiente e Radiação para, posteriormente, produzir um portal como material didático virtual
para ser utilizado por alunos e professores das escolas de Educação Básica. O eixo
metodológico da pesquisa enfatizou momentos de entrevista, análise bibliográfica, produção
do portal, divulgação e avaliação do mesmo em escolas de Educação Básica. Inicialmente
buscou-se saber das escolas, o que e como elas trabalham os conceitos associados a
Ambiente e Radiações. Essa discussão ocorreu através de entrevista com professores de
duas Escolas: a Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo e a Escola de Ensino
Fundamental Joaquim Porto Vila Nova. Através da entrevista, evidencia-se a necessidade
de apresentar a temática nas escolas, bem como, propor estratégias didáticas de como
promover a aprendizagem dos conceitos associados ao tema. Posteriormente a conversa
com professores, buscou-se avaliar alguns portais/sites disponíveis na Internet. Buscou-se
selecionar e avaliar os portais/sites como potencializadores de aprendizagem envolvendo a
temática. Logo após, ocorreu a produção de um portal como espaço de referência para
discutir aspectos associados a Radiações, Legislação, contendo imagens, vídeos,
entrevistas, etc. Esse portal foi apresentado para alunos da terceira série do Ensino Médio,
do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí,RS, os quais puderam interagir através do
espaço de interação existente no portal, numa estrutura wiki. Acredita-se que o portal
produzido possa ser uma ferramenta significativa para muitas escolas e professores que pretende elaborar seu material didático virtual, bem como desenvolver uma proposta de trabalho envolvendo a Educação Ambiental para além dos espaços e tempos escolares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |