Gestão da escola pública: ruptura de velhos conceitos e criação de novas propostas envolvendo a comunidade
Abstract
O presente trabalho de conclusão do curso objetiva realizar um aprofundamento da
temática: Gestão da Escola Pública: numa perspectiva democrática, rompendo
velhos conceitos e criando novas propostas com a participação da comunidade.
Apresentando ao leitor uma reflexão quanto ao papel do gestor, no que se refere à
teoria e prática, e a sua ação face aos desafios e mudanças na educação. Este
trabalho tem por base o auxílio de fontes bibliográficas, que tratam do tema em
questão. As políticas públicas evoluem e com elas evoluem e surgem novas
orientações para o social, inclusive para a educação. Buscam-se soluções para o
campo educacional mediante o estabelecimento de parcerias, com os que fazem à
educação acontecer no cotidiano da escola. A parceria, a formação de redes, o
intercâmbio, a reconstrução do projeto político-pedagógico e a socialização de
experiências entre as escolas são consideradas condições fundamentais e
necessárias para a realização do trabalho da escola. A escola e sua equipe devem
estar preparadas para ocupar esse espaço com compromisso, ação humana teórica,
técnica e política. Os participantes das equipes devem trabalhar melhorando seus
relacionamentos, e aprendendo a gerenciar conflito, a fim de que, a partir destes,
benefícios sejam obtidos. Solidariedade, cooperação e comunicação e construção
em conjunto são as variáveis mais importantes na melhoria do relacionamento e
organização do sistema escolar. A parceria, a formação de redes, o intercâmbio e a
troca de experiências entre as escolas são considerados como condição
fundamental para que realizem o seu trabalho escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]