dc.contributor.advisor | Prestes, Liliane Madruga | |
dc.creator | Schultz, Jaqueline Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T14:38:24Z | |
dc.date.available | 2018-04-04T14:38:24Z | |
dc.date.issued | 2014-11-20 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12864 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate the views and practices regarding the democratic management from listening to different segments of the school community in the municipality of Redeemer, located in the northwestern region of Rio Grande do Sul. Therefore, the methodology consisted of a survey of case, taking as its focus the school where the researcher also acts as a teacher, also aimed at linking the data collected with the theoretical studies during the Course of Specialization in Educational Management offered by the Federal University of Santa Maria, ODL mode in pole three Steps. The study presents the reflections of the researcher about the processes of democratic management and seeks to provide grants for the school to reflect and enhance the actions developed. The analyzes presented converge towards the need for the school management promotes spaces for dialogue and partnership with the community, collectively seeking a definition and / or amplification of the strategies aimed at promoting the effective participation of all segments of the school community in decision decisions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Public school | eng |
dc.title | Concepções e práticas acerca da gestão democrática a partir da escuta de diferentes segmentos de uma comunidade escolar do município de Redentora - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo busca investigar as Concepções e Práticas acerca da Gestão Democrática a partir da escuta de diferentes Segmentos de uma Comunidade Escolar do município de Redentora, situado na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, a metodologia adotada constou de um Estudo de Caso, tomando como foco a escola onde a pesquisadora também atua enquanto docente, visando também a articulação entre os dados levantados com os estudos teóricos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, modalidade EAD no Pólo de Três Passos - RS. O estudo apresenta as reflexões da pesquisadora acerca dos processos de Gestão Democrática e busca oferecer subsídios para que a escola possa refletir e aprimorar as ações desenvolvidas. As análises apresentadas convergem no sentido da necessidade de que a Gestão Escolar promova espaços para diálogo e parceria com a comunidade, buscando coletivamente a definição e/ou ampliação das estratégias voltadas a promoção da participação efetiva de todos os Segmentos da Comunidade Escolar nos processos de tomada de decisões. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |