Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorSchultz, Jaqueline Gonçalves
dc.date.accessioned2018-04-04T14:38:24Z
dc.date.available2018-04-04T14:38:24Z
dc.date.issued2014-11-20
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12864
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the views and practices regarding the democratic management from listening to different segments of the school community in the municipality of Redeemer, located in the northwestern region of Rio Grande do Sul. Therefore, the methodology consisted of a survey of case, taking as its focus the school where the researcher also acts as a teacher, also aimed at linking the data collected with the theoretical studies during the Course of Specialization in Educational Management offered by the Federal University of Santa Maria, ODL mode in pole three Steps. The study presents the reflections of the researcher about the processes of democratic management and seeks to provide grants for the school to reflect and enhance the actions developed. The analyzes presented converge towards the need for the school management promotes spaces for dialogue and partnership with the community, collectively seeking a definition and / or amplification of the strategies aimed at promoting the effective participation of all segments of the school community in decision decisions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.titleConcepções e práticas acerca da gestão democrática a partir da escuta de diferentes segmentos de uma comunidade escolar do município de Redentora - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo busca investigar as Concepções e Práticas acerca da Gestão Democrática a partir da escuta de diferentes Segmentos de uma Comunidade Escolar do município de Redentora, situado na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, a metodologia adotada constou de um Estudo de Caso, tomando como foco a escola onde a pesquisadora também atua enquanto docente, visando também a articulação entre os dados levantados com os estudos teóricos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, modalidade EAD no Pólo de Três Passos - RS. O estudo apresenta as reflexões da pesquisadora acerca dos processos de Gestão Democrática e busca oferecer subsídios para que a escola possa refletir e aprimorar as ações desenvolvidas. As análises apresentadas convergem no sentido da necessidade de que a Gestão Escolar promova espaços para diálogo e parceria com a comunidade, buscando coletivamente a definição e/ou ampliação das estratégias voltadas a promoção da participação efetiva de todos os Segmentos da Comunidade Escolar nos processos de tomada de decisões.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto