Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorSantos, Mariéle Antunes dos
dc.date.accessioned2018-04-04T15:02:28Z
dc.date.available2018-04-04T15:02:28Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12866
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study was focused on the relationship between the school management, Political Pedagogical Project and the inclusion of students with special needs (NE) included in regular class in a private school in the city of Santa Maria/RS. The guiding research problem was the challenges of school management to and to develop a pedagogical proposal that meets students with NE included in the regular school system. The overall objective was to assess the role of school management front the inclusion of special students in the regular school system. Were defined as specific objectives: to investigate the design school management and inclusion of students with NE for managers; analyze the pedagogical proposal forward school inclusion and understand the responsibilities of school managers in the inclusive process of the institution. Therefore, if used as a methodological strategy a case study with a qualitative approach. The document analysis and the questionnaire were used as data collection instruments. Participants were three representatives of the management team of the research institution. The survey data were analyzed according to the technique of content analysis. The theoretical basis of research support in authors who discuss about the school management, as Libâneo (2004) and Luck ( 2007), the Pedagogical Political Project, as Ferreira (2009 ) as well as those that articulate the school management with the inclusion, as Tesani (2004 ), Glat (2007 ), Azevedo and Cunha (2008 ) and Carvalho ( 2011). The results show that the concept of school management is understood by the direction, coordination and teacher, but it was found that the school is not democratic, but has the intention to gradually develop this practice in everyday school life. To school, including students with NE part of everyday school life according to the principles of applicable law, however, is not described in the Rules of the Institution. It is considered therefore necessary to seek subsidies to build the school management with the participation of all who are part of the school , the inclusion enter the pedagogical proposal of the school in order to ensure access to and stay in school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPolitical and pedagogical projecteng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleA gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regularpor
dc.title.alternativeManagement school students face to inclusion with special needs in regular educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como tema central as relações entre a gestão escolar, Projeto Político Pedagógico e a inclusão de alunos com necessidades especiais (NE) incluídos na classe regular em uma escola particular da cidade de Santa Maria/RS. A problemática norteadora da pesquisa foi os desafios da gestão escolar em elaborar e desenvolver uma proposta pedagógica que atenda os alunos com NE incluídos na rede regular de ensino. O objetivo geral foi verificar o papel da gestão escolar frente à inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino. Foram delimitados como objetivos específicos: investigar a concepção gestão escolar e inclusão de aluno com NE para os gestores; analisar a proposta pedagógica da escola frente à inclusão e compreender as atribuições dos gestores escolares no processo inclusivo da instituição. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A análise documental e o questionário foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Participaram do estudo três representantes da equipe gestora da instituição pesquisada. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os subsídios teóricos da pesquisa apóiam-se em autores que discutem acerca da gestão escolar, como Libâneo (2004) e Luck (2007), do Projeto Político Pedagógico, como Ferreira (2009) como também naqueles que articulam a gestão escolar com à inclusão, como Tesani (2004), Glat (2007), Azevedo e Cunha (2008) e Carvalho (2011). Os resultados demonstram que o conceito de gestão escolar é compreendido pela direção, coordenação e professora, porém verificou-se que a escola ainda não é democrática, mas tem intenções de gradativamente desenvolver essa prática no cotidiano escolar. Para a escola, a inclusão de alunos com NE faz parte do cotidiano escolar de acordo com os princípios da lei vigente, no entanto, não esta descrita no Regimento da Instituição. Considera-se, portanto, necessário buscar subsídios para construir a gestão escolar com a participação de todos que fazem parte da escola, inserir a inclusão a proposta pedagógica da escola a fim de garantir o acesso e permanência na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto