A gestão de instituições de ensino com vistas à satisfação profissional dos docentes: reflexões a partir do olhar de seus diretores
Resumo
O estudo foi desenvolvido com o intuito de responder o seguinte problema de pesquisa: “Como os diretores de duas instituições de ensino do Município de Santa Maria (RS), têm gestado suas instituições com vistas à satisfação profissional do seu quadro docente? Tais posturas têm influenciado no trabalho docente?”. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de caráter qualitativo. A unidade de análise da pesquisa é composta por 2 diretoras e 8 docentes de duas escolas municipais da cidade de Santa Maria – RS. Para coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semi estruturada aplicada as diretoras e com os professores foi aplicado um questionário. Com relação a gestão das escolas com vistas a satisfação profissional foi possível perceber o empenho e preocupação das diretoras pois as mesmas tem conhecimento de quão importante para o desempenho da função a satisfação do profissional. Entretanto, poucas condições são tidas para o desempenho das suas funções, devido à falta de condições de trabalho. Os professores demonstraram perceber o esforço e envolvimento das diretoras em contribuir no trabalho docente. Quanto à satisfação profissional foi possível perceber graves problemas que levam ao aumento da insatisfação profissional e ao afastamento das atividades docentes devido a problemas de saúde, na sua maioria, problemas esses causados pela não implementação de políticas públicas que garantam a qualidade de vida do servidor.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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