Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorFernandes, Leila
dc.date.accessioned2018-04-05T11:07:31Z
dc.date.available2018-04-05T11:07:31Z
dc.date.issued2014-12-06
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12875
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleOs princípios que permeiam a relação entre a gestão escolar e a formação continuada de professorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA preocupação com a coerência entre a teoria e a prática em relação à formação continuada, foi um princípio importante ao optar pelo tema Formação Continuada permeada pelas contribuições da Gestão Escolar. Os referenciais utilizados seguem a linha de Alarcão, 2001, Feldmann 2009, Gadotti, 2008 entre outros. Esta é uma das preocupações iniciais que norteiam a proposta deste trabalho. E nesse contexto, o trabalho trata dos assuntos relacionados com troca de experiências, seminários e leitura de livros para melhorar o trabalho dentro e fora da sala de aula. A fim de atender a problematização, esta pesquisa qualitativa caracterizou-se por ser um estudo de caso com o objetivo geral analisar o processo de formação continuada de professores que teve como instrumento de produção de dados um questionário com seis educadores, ao responsável pela direção da escola, ao coordenador pedagógico e a uma parcela de professores atuantes na escola, sendo destes uma com mais de 10 anos de trabalho na Escola e duas com menos de 10 anos de atuação. Para tal procedimento, utilizou-se o método de análise de conteúdo. A partir de tal organização, pode-se perceber que os professores têm uma visão ampla do seu trabalho, expressando a importância da formação continuada em sua prática docente. Ressalta-se a influência da gestão educacional em suas ações. Pois, as melhores condições para se desenvolver um trabalho significativo no campo educacional depende do fortalecimento do corpo docente da escola através de seus gestores. A pesquisa permitiu constatar a pertinência da organização e dos estudos de formação continuada, que possibilitam aquisição de conhecimento e ampliação da visão e compreensão do contexto educacional permeados pelos princípios da gestão escolar e fortalecendo o vínculo com os docentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto