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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorCarniel, Neiva Pohlmann
dc.date.accessioned2018-04-05T13:03:59Z
dc.date.available2018-04-05T13:03:59Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12877
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe present paper aims to verify the importance of School Boards as a strategy for democratic management of public education. This essay proposes a reflection regarding participation of the school comunity in the School Board of Local School of Early Childhood Education Santa Rita de Cássia from Sobradinho-RS. More specifically, the goal is to investigate whether such Board is an instrument in favor of a participatory and democratic management. This paper was developed considering principles by Daniele Farfus, Benjamin Perez Maia, Lauro Carlos Wittmann, Sandra Regina Klippel, as well as theory from Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, LDB (Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96). Concerning methodology, there was early search for literature in the area, followed by documents and questionnaires analysis. The questionnaires were previously applied to the student advisors containing seven objective test questions, what could provide comparisons among answers and, consequently, satisfying conclusions. Related to the findings, it is clear that everyone is aware of the importance of the School Board for an effective participation because it supports a greater quality for education. The Board members are active and, if they need to absent, they present justification for that, besides looking for details on the subjects discussed during their absences. The process of members’ selection takes place through a meeting and invitation to the school comunity (80% are female). Furthermore, it is evident that every person involved takes into account matters which aim more democracy and transparency to the development of administrative and pedagogical activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselhos escolarespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectComunityeng
dc.titleConselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação públicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade verificar a importância dos Conselhos Escolares como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Visa promover uma reflexão sobre a participação da comunidade escolar no Conselho Escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia de Sobradinho-RS, no sentido de verificar se este colegiado se constitui em um instrumento de gestão democrática e participativa. Está centrada nas proposições de Daniele Farfus, Benjamin Perez Maia, Lauro Carlos Wittmann, Sandra Regina Klippele, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, LDB (Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96). A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas e leituras, análises de documentos e dos questionários que foram aplicados aos conselheiros utilizando sete questões objetivas que permitiram comparar as respostas dos segmentos pesquisados para as conclusões necessárias. O resultado da pesquisa evidenciou que todos estão cientes da importância do Conselho para uma participação efetiva, o que contribui para a qualidade da educação. Seus membros são atuantes e quando faltam justificam e procuram informações dos assuntos tratados. O processo de escolha dos membros é realizado em reunião e convite à comunidade escolar, sendo que 80% é do sexo feminino. É notável que todos consideram que os assuntos tratados visam mais democracia e transparência no desenvolvimento das atividades administrativopedagógicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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