dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Carniel, Neiva Pohlmann | |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T13:03:59Z | |
dc.date.available | 2018-04-05T13:03:59Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12877 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The present paper aims to verify the importance of School Boards as a strategy for
democratic management of public education. This essay proposes a reflection
regarding participation of the school comunity in the School Board of Local School of
Early Childhood Education Santa Rita de Cássia from Sobradinho-RS. More
specifically, the goal is to investigate whether such Board is an instrument in favor of
a participatory and democratic management. This paper was developed considering
principles by Daniele Farfus, Benjamin Perez Maia, Lauro Carlos Wittmann, Sandra
Regina Klippel, as well as theory from Programa Nacional de Fortalecimento dos
Conselhos Escolares, LDB (Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96). Concerning
methodology, there was early search for literature in the area, followed by documents
and questionnaires analysis. The questionnaires were previously applied to the
student advisors containing seven objective test questions, what could provide
comparisons among answers and, consequently, satisfying conclusions. Related to
the findings, it is clear that everyone is aware of the importance of the School Board
for an effective participation because it supports a greater quality for education. The
Board members are active and, if they need to absent, they present justification for
that, besides looking for details on the subjects discussed during their absences. The
process of members’ selection takes place through a meeting and invitation to the
school comunity (80% are female). Furthermore, it is evident that every person
involved takes into account matters which aim more democracy and transparency to
the development of administrative and pedagogical activities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Conselhos escolares | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School boards | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Comunity | eng |
dc.title | Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como finalidade verificar a importância dos Conselhos
Escolares como uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Visa
promover uma reflexão sobre a participação da comunidade escolar no Conselho
Escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia de
Sobradinho-RS, no sentido de verificar se este colegiado se constitui em um
instrumento de gestão democrática e participativa. Está centrada nas proposições de
Daniele Farfus, Benjamin Perez Maia, Lauro Carlos Wittmann, Sandra Regina
Klippele, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, LDB (Lei
de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96). A metodologia utilizada foi através de
pesquisas bibliográficas e leituras, análises de documentos e dos questionários que
foram aplicados aos conselheiros utilizando sete questões objetivas que permitiram
comparar as respostas dos segmentos pesquisados para as conclusões
necessárias. O resultado da pesquisa evidenciou que todos estão cientes da
importância do Conselho para uma participação efetiva, o que contribui para a
qualidade da educação. Seus membros são atuantes e quando faltam justificam e
procuram informações dos assuntos tratados. O processo de escolha dos membros
é realizado em reunião e convite à comunidade escolar, sendo que 80% é do sexo
feminino. É notável que todos consideram que os assuntos tratados visam mais
democracia e transparência no desenvolvimento das atividades administrativopedagógicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |