Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Lúcia Margarete Santos da
dc.date.accessioned2018-04-05T14:13:53Z
dc.date.available2018-04-05T14:13:53Z
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12880
dc.description.abstractConsidering the advance of the Network Educational Technologies (TER) in the last years and the presence of these in the school context, it was proposed the study with the approach of the theme "Integration of educational - recreational activities mediated by TER in literacy." The objective of this study was to implement activities promoting the integration of TERs as an aid to the literacy process in a elementary school in Santa Maria. Specifically, it was proposed, implemented and evaluated educational - recreational activities of literacy mediated by TER with children of the 3rd year of the elementary school. This study is linked to the Graduate Program in Network Educational Technologies (PPGTER) of the Professional Master's Course in Educational Network Technologies (MTER) in there se arch line "Management in Educational Network Technologies" of the Federal University of Santa Maria. For this study we sought theoretical foundation in author such as Ferreira and Teberosky (1986), Freire (1987, 1989), Kenski (2012) and other authors who contribute to the theme. The type of research was the action research that allows the construction of know ledge through practice, action-reflection - action and intervention in the reality of the school. From this dissertation resulted, as final product, an e-book that will serve as a form of orientation to the literacy teachers, in which we present the activities that were developed throughout the project as well as some suggestions in TER for classroom. Thus, we conclude that the integration of educational - recreation al activities mediated by TER contributed to the advancement in children's literacy by enriching vocabulary with the formation of new words, bringing challenging situations that allowed the know ledge of different bearers of texts, games and dynamic tools that came to contribute to socialization, autonomy of collaboration/cooperation and the development of motor skills, indispensable factors for the expansion of oral and written speeches.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTecnologias Educacionais em Rede (TER)por
dc.subjectAtividades lúdico-pedagógicaspor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectNetwork Educational Technologies (TER)eng
dc.subjectEducational-recreation al activitieseng
dc.titleIntegração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas TER na alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeIntegration of educational-recreational activities mediated by TER in literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoConsiderando o avanço das Tecnologias Educacionais em Rede (TER) nos últimos anos e a presença dessas no âmbito escolar é que se propôs o estudo com a abordagem do tema “Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas TER na alfabetização”. Neste estudo objetivou-se implementar atividades promovendo a integração das TER como auxílio no processo da alfabetização em uma escola de Ensino Fundamental (EF) de Santa Maria. Especificamente, foi proposto implementar e avaliar atividades lúdico-pedagógicas de alfabetização mediadas pelas TER com crianças do 3º ano do EF. Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) do Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MTER) na linha de pesquisa “Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede” da Universidade Federal de Santa Maria. Para esse estudo, buscou-se fundamentação teórica em autores como Ferreira e Teberosky (1986), Freire (1987, 1989), Kenski (2012) e demais autores que contribuem com o tema. O tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação que possibilita a construção de conhecimentos por meio da prática, da ação-reflexão-ação e da intervenção na realidade da escola. Desta dissertação resultou, como produto final, um e-book que servirá como forma de orientação aos professores alfabetizadores, no qual apresentamos as atividades que foram desenvolvidas ao longo do projeto bem como algumas sugestões de TER para sala de aula. Assim, concluímos que a integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas TER contribuiu com o avanço na alfabetização das crianças, enriquecendo vocabulário com a formação de novas palavras, trazendo situações desafiadoras que permitiram o conhecimento de diferentes portadores de textos, jogos e ferramentas dinâmicas que vieram a contribuir com a socialização, a autonomia, a colaboração/cooperação e o desenvolvimento de habilidades motoras, fatores indispensáveis para a ampliação das linguagens oral e escrita.por
dc.contributor.advisor1Alberti, Taís Fim
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994109513454054por
dc.contributor.referee1Boer, Noemi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067957507021073por
dc.contributor.referee2Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728199214284815por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International