Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorSilva, Monique Lucero da
dc.date.accessioned2018-04-06T11:50:34Z
dc.date.available2018-04-06T11:50:34Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12883
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractFew studies have as thematic of analysis the participation of students in school management. It is understood that for a legitimate school management to achieve their goals, all actors involved must participate and feel represented. Based on this discussion, this study aims to explore the possibility of having in the advisor teacher a mediator between students and school administrators, seeking developing a method to give voice to students, contributing to an effective democratic management. This study aimed to verify how the educator, through its role of mediator, can help the students to enhance their participation in school management, which has as main reference the democratic management. In this purpose, this study investigates how far is possible this mediation practice by educator and how effective it is or not as a way to help students to participate in school management. We use as approach method the qualitative appreciation through ethnographic research. To collect the data observation and the questionnaire were chosen. To interpret them, discourse analysis was seen as the best approach because reveals the ideological positioning of words and individuals. The work is divided into two stages. First we show the theoretical referential used to develop the study, which highlights the role of democratic management from the mentioned objective and we emphasize the ability of the teacher to be a mediator between the student and the school managers, seeking an effective democratic management. The second stage presents the diagnosis and analysis of the collected data, proving the viability or not of this intermediation of the educator.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducandopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleGestão democrática no ensino fundamental: o professor conselheiro como mediador entre o educando e os gestores escolarespor
dc.title.alternativeDemocratic management at primary school: the advisor teacher as mediator between the students and the school administratorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPoucos estudos possuem como temática de análise a participação do aluno na gestão da escolar. Entende-se que para uma legítima gestão escolar alcançar seus objetivos, todos os atores sociais envolvidos devem participar e se sentir representados. A partir dessa reflexão, este estudo pretende explorar a possibilidade de ter na figura do professor conselheiro um mediador entre alunos e os gestores da escola buscando, assim, desenvolver um método para dar voz aos educandos, contribuindo para uma efetiva gestão democrática. A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar como o educador, através do seu papel de mediador, pode auxiliar o educando a potencializar sua participação na gestão escolar, a qual possui como referência principal a gestão democrática. Para tanto, investiga até onde é possível essa prática de mediação do educador e o quanto ela é eficaz ou não como forma de auxiliar os alunos a participarem da gestão escolar. Utiliza-se como método de abordagem a apreciação qualitativa através da pesquisa etnográfica. Para coletar os dados foram escolhidos a observação e o questionário. Para interpretá-los, a análise de discurso foi entendida como a melhor metodologia, pois, desvenda o posicionamento ideológico das palavras e dos sujeitos. O trabalho está dividido em dois momentos, o primeiro destaca o referencial teórico utilizado para desenvolver o estudo, no qual evidencia o papel da gestão democrática a partir do objetivo mencionado e salienta a possibilidade do professor ser mediador entre o educando e os gestores escolares na busca de uma efetiva gestão democrática. O segundo apresenta o diagnóstico e a análise os dados coletados comprovando a viabilidade ou não dessa intermediação do educador.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto