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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorBraga, Paola Cavalheiro Ponciano
dc.date.accessioned2018-04-09T13:41:13Z
dc.date.available2018-04-09T13:41:13Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12894
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.descriptionTítulo alterado para: As práticas de gestão enquanto potencializadoras da participação da família na escolapor
dc.description.abstractThe research presents reflections on how the management organizes the educational space to promote encouraging the participation of family and community in school. Tests were conducted to study the relationship and the joint family / school through two educational projects developed by the municipal Santo Augusto municipal education, located in the northwest of Rio Grande do Sul, the study has reference to the family contribution in the projects. The research is a case study with qualitative and data collection was carried out through questionnaires with open questions. The study contributed to the understanding of the family and the community participate passively and as spectators of activities. You can see that the families involved in the programs involved with any interference in the projection and realization. In view of this result comes to the understanding that it is necessary to the realization of a more active participation of the community is in the preparation of projects as well as in implementing activities. The invitation to come to the school through a democratic, that encourages the participation of families, since they often lack the understanding of the importance of their participation in the productive life of the school environment. In addition to these projects developed in school programs, family participation in school dynamics can contribute to the creation of projects aimed at a more intense form of family and community participation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectTemas transversaispor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectCross-cutting themeseng
dc.titleEstratégias da gestão escolar para potencializar a participação da família na escola: um estudo de caso em Santo Augusto - RSpor
dc.title.alternativeStrategies of school management to enhance family involvement in school: a case study in Santo Augusto - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa apresenta reflexões sobre como a gestão organiza o espaço educativo para promover o incentivo à participação da família e da comunidade na escola. Realizada com o objetivo de estudar a relação e a articulação família/escola através de dois projetos de ensino desenvolvidos pela secretaria municipal de educação do município de Santo Augusto, localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, o estudo tem como referência a contribuição familiar nos projetos. A pesquisa é um estudo de caso com caráter qualitativo e a coleta de dados se deu através de questionários com perguntas abertas. O estudo contribuiu para o entendimento de que a família e a comunidade participam de forma passiva e como espectadoras das atividades. É possível perceber que as famílias envolvidas nos programas participam com eventuais interferências na projeção e realização dos mesmos. Diante deste resultado chega-se ao entendimento de que se faz necessário a efetivação de uma participação mais ativa da comunidade seja na elaboração dos projetos como também na execução das atividades. O convite à participação deve vir da escola através de uma gestão democrática, que incentive a participação das famílias, já que estas muitas vezes não têm o entendimento da importância de sua participação na vida produtiva do espaço escolar. Para além desses projetos de programas desenvolvidos na escola, a participação da família na dinâmica da escola pode contribuir na criação de outros projetos que visem uma forma mais intensa de participação familiar e comunitária.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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