Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorBenati, Magda Raquel Glienke
dc.date.accessioned2018-04-09T13:57:22Z
dc.date.available2018-04-09T13:57:22Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12895
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis final work of the Educational Management Graduate Course (EAD/UFSM) addresses the management practice of deaf education in special classes, which happens in a private and philanthropic school in the city of Sapiranga(RS). In my research I have intended to make the description and analysis of the practice of special classes of deaf which happens for 21 years and see how teachers are positioned in front of the new laws of inclusion. The school maintains the education of the deaf in special classes opposing to the new draft laws that demand and treat deaf education as inclusive. In terms of methodology, it is a qualitative research, which was developed from the speech of teachers, through interviews. During the research I pointed out elements that contribute to a school practice of special classes remained nowadays, in this school, the data collected through the interviews reveal that although there is a legal framework for the inclusion of deaf students, actually it does not happen in this school. New teachers in this area, think about the possibility of inclusion, but their ideas are left aside by the ones who work there for a long time. The practice in deaf education is still subject to disagreement about what would be the best for deaf education: special classes with the guarantee of trained professionals with Brazilian Sign Language, but would instead deprive of communication with students and these listeners feel the need to learn Brazilian Sign Language in order to communicate with deaf students, or inclusion. Finally, I point that speaking deaf students education, the permanence of special classes or the implementation of the inclusion of these in regular classes involves a process of long-term construction, study and reconstruction of concepts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectClasses especiaispor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSpecial classeseng
dc.subjectLegislationeng
dc.titleLegislação e inclusão escolar: uma prática de gestão em classes especiais em uma escola regular de ensinopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia de conclusão do Pós em Gestão Educacional (EAD/UFSM) aborda a prática de gestão da educação de surdos, em classes especiais, a qual acontece em uma escola particular e filantrópica no município de Sapiranga (RS). Em minha pesquisa tenho por objetivo fazer a descrição e análise desta prática de gestão de turmas de classes especiais de surdos que acontece há 21 e verificar como os professores se posicionam diante das novas leis de inclusão. A escola mantém a educação de surdos em classes especiais contrapondo com as novas propostas de lei que demandam e tratam a educação de surdos como inclusiva. Em termos metodológicos é uma pesquisa de caráter qualitativo, que foi desenvolvida a partir do relato dos professores, por meio de entrevistas. No decorrer da pesquisa evidenciei elementos que contribuem para uma prática escolar de classes especiais se mantivesse até os dias de hoje, nesta escola, os dados levantados através das entrevistas revelam que embora haja um ordenamento legal para inclusão dos alunos surdos, na prática desta escola isto não acontece. Professores novos que entram nesse meio pensam na possibilidade de inclusão, mas suas ideias são abafadas pelos que atuam há muito tempo. A prática na educação de surdos ainda é assunto em divergência sobre o que seria melhor para a educação de surdos: classes especiais com a garantia de profissionais capacitados com a LIBRAS, mas que em contrapartida os priva da comunicação com os alunos ouvintes e destes sentirem necessidade de aprender a LIBRAS para se comunicar com os alunos surdos, ou a inclusão. Por fim, evidencio que falar da educação de alunos surdos, da permanência das classes especiais ou a implantação da inclusão destes em classes regulares envolve um processo de construção em longo prazo, estudo e reconstrução de conceitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto