dc.contributor.advisor | Cruz, Jorge Alberto Soares | |
dc.creator | Ribeiro, Cira Adriana Martins | |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T14:55:54Z | |
dc.date.available | 2018-04-09T14:55:54Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12898 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This study aims to investigate preservation strategies for electronic documents from the Institutional Memory of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Engineering School. This collection of electronic documents comprises intellectual works of teachers and staff from the academic unit and it not available in the University’s institutional repository. The adoption of digital preservation strategies is important to ensure integrity, authenticity and access to those documents in the long run. A brief description and historical background of the Engineering School Library as well as the University's is presented. In the literature review, the following topics were discussed: institutional memory, digital repositories, file formats, storage media, digital preservation and widely cited preservation techniques in specialized literature. The study adopted an exploratory profile with qualitative approach. The following data collection tools used in this study were literature review and semi-structured interviewing. Two people were interviewed: the librarian in charge of the Engineering School Library’s technology section and a IT professional with publications on that subject. The results show that the Library adopts some of the strategies, but those need to be documented through a digital preservation policy and a routine manual. The study proposes the media evaluation and its periodical migration (refreshing) as a basic strategy for digital document preservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Memória institucional | por |
dc.subject | Preservação digital | por |
dc.subject | Estratégias de preservação | por |
dc.subject | Institutional memory | eng |
dc.subject | Digital preservation | eng |
dc.subject | Preservation strategies | eng |
dc.title | A memória institucional da Escola de Engenharia da UFRGS: uma proposta de preservação digital | por |
dc.title.alternative | The institutional memory of ufrgs engineering school: a proposal of digital preservation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como principal objetivo investigar estratégias de preservação para os documentos digitais da Memória Institucional da Escola de Engenharia da UFRGS, que não estão disponíveis no repositório digital da Universidade. A Memória Institucional é constituída pela produção intelectual dos docentes e técnicos administrativos vinculados à Unidade acadêmica. A utilização de estratégias de preservação digital é importante para garantir a integridade, a autenticidade e o acesso a esses documentos por longo prazo. Foi apresentada uma breve descrição e histórico da Biblioteca da Escola de Engenharia e da UFRGS. No referencial teórico, foram abordados tópicos sobre memória institucional, repositórios digitais, formatos de arquivos, suportes de armazenamento, preservação digital e as estratégias de preservação mais citadas na literatura especializada. A pesquisa foi exploratória, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. Foram entrevistados a Bibliotecária responsável pelo Núcleo de Informática da Biblioteca da Escola de Engenharia e um Profissional da área de Informática que possui publicações sobre o tema. Os resultados demonstram que a Biblioteca utiliza algumas estratégias, porém é necessário que as mesmas sejam documentadas por meio de uma política de preservação digital e pela elaboração de manual de rotinas. O estudo propõe a avaliação dos suportes e sua migração periódica (refrescamento) como estratégia basilar para a preservação dos documentos em formato digital, uma vez que os mesmos estão armazenados em suportes físicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |