dc.contributor.advisor | Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino | |
dc.creator | Görck, Marley Inês Stürmer | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T13:50:27Z | |
dc.date.available | 2014-03-19T13:50:27Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2014-03-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/128 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This study wants to analyze the participation of the school community (direction, parents, students, teachers and staff) in the process of democratic management of a state school from Chapada, RS. It was realized a qualitative research based on a study of case where the following contributors participated: principal, teachers, parents, the students and staff. After the data collection it was adopted as a method of interpretation of information, the analysis of content and the information were systematized by categories. In addiction to the use of the questionnaire, it was also carried out the documentary analysis of the Pedagogic Political Project to look for information about the Democratic Administration in everyday life of school. The results show that all the collaborators at school have the knowledge about what is a Democratic Administration; where the manager is not only the director, but all those are involved in school community, and the actions that implement the Democratic Management are those that effect the participation of everybody in the director election, in the pedagogic project, in meetings and in collegiate bodies. It is concluded that the Democratic Administration is being carried out at the school with the participation the school community in the decisions looking for a higher quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | eng |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.title | Gestão democrática: a efetivação no cotidiano de uma escola estadual do município de Chapada (RS) | por |
dc.title.alternative | Democratic management: the effective in daily life of a school of state county Chapada (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sarandi, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou analisar a participação da comunidade escolar (direção, pais, alunos, professores e funcionários) no processo de Gestão Democrática de uma escola estadual do município de Chapada (RS). Foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso, sendo que participaram desta pesquisa os seguintes colaboradores: diretora, professores, pais, alunos e funcionários. Após a coleta dos dados foi adotado como método de interpretação das informações a analise do conteúdo e as informações foram sistematizadas por categorias. Além do uso do questionário, foi também realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico para buscar informações sobre a efetivação da Gestão Democrática no cotidiano da escola. Os resultados demonstram que os colaboradores possuem conhecimento do que seja uma Gestão Democrática; que o gestor não é somente o diretor, mas sim todos aqueles envolvidos na comunidade escolar; que as ações que concretizam a Gestão Democrática são aquelas que efetivam a participação de todos, como a eleição para diretor, o projeto pedagógico, a participação em reuniões e órgãos colegiados. Conclui-se que a Gestão Democrática está sendo efetivada no âmbito da Escola, através da participação da comunidade escolar na tomada de decisões em busca de uma educação de maior qualidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |