Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorMachado, Cristielle da Silva Paim
dc.date.accessioned2018-04-10T11:20:33Z
dc.date.available2018-04-10T11:20:33Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12902
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work is a study about the vision of school managers on the design of the play in child development in early childhood education. The overall objective of the research was to know the views of managers of a private school in the city of Santa Maria / RS regarding playfulness in the development of children in kindergarten. The research has a qualitative approach, characterized as a case study. We used a questionnaire answered by three school managers. Survey participants indicated that playfulness goes beyond the play and therefore should permeate teaching practices in early childhood education. They argued also that starting from play activities the child know to interpret and carry out the various activities proposed in the school environment, with emphasis on their integral development. The investigation highlighted that it is up to managers to understand and guide the teaching staff in order to enable the improvement of the quality of education research institution, noting that the playfulness should be the axis pleasant and welcoming education for their students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.titleA ludicidade no desenvolvimento na criança na educação infantil: o olhar dos gestores escolarespor
dc.title.alternativeThe manager school and your view on playfulness in the development of early childhood education of childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo acerca da visão dos gestores escolares sobre a concepção do lúdico no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as concepções dos gestores de uma escola privada do município de Santa Maria/RS em relação a ludicidade no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizou-se um questionário respondido por três gestores escolares. Os participantes da pesquisa apontaram que a ludicidade vai além do brincar e, por isso, deve permear as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Defenderam, também, que partindo de atividades lúdicas a criança saberá interpretar e realizar as distintas atividades propostas no ambiente escolar, com ênfase no seu desenvolvimento integral. Os investigados destacaram que aos gestores cabe compreender e orientar o corpo docente, a fim de possibilitar a melhoria da qualidade de ensino da instituição pesquisada, ressaltando que a ludicidade deve ser o eixo de educação prazerosa e acolhedora para seus alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto